27 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Cidade

Parque Piedade Arlindo Cruz é inaugurado com familiares do sambista e centenas de moradores

Arlindinho Cruz, filho do homenageado, se apresentou acompanhado da bateria do Império Serrano

A inauguração do Parque Piedade Arlindo Cruz, na Zona Norte, reuniu familiares do sambista e centenas de moradores da região neste domingo (26). O novo espaço de lazer conta com parque aquático e áreas esportivas no terreno onde ficava a antiga Universidade Gama Filho. Durante o evento, Babi Cruz, viúva do homenageado, destacou a ligação de Arlindo com o bairro.

“Madureira é a capital do subúrbio carioca, mas Piedade foi onde Arlindo cresceu. Nasceu no Morro do 18, moramos aqui nessa rua. E vou voltar a morar aqui! Vou acampar aqui no parque. Arlindinho estudou na Gama Filho, foi feito aqui (risos). Venham, façam seus piqueniques, tragam suas famílias”, convidou.
Após realizar um show com a bateria do Império Serrano, o sambista Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, aproveitou a cascata d’água no parque aquático ao lado do prefeito Eduardo Paes. “Eu nasci aqui, morei até 12 anos na Piedade.
Nossa história está toda aqui, toda a família mora na Piedade ou no entorno. Vamos aproveitar muito”, comemorou.
O espaço de 23 mil metros quadrados ainda tem campo de grama sintética, quadra de areia, skate park e uma pista de caminhada. O local também oferece vestiários, um mirante para apreciar a vista e, como forma de preservar a memória da área, a prefeitura construiu o Memorial Gama Filho. Além disso, o parque conta com área infantil, aparelhos de ginástica e, em breve, abrigará uma base da Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal.
“É um momento muito especial. A gente sabe da importância desse lugar para a formação de milhares de cariocas, de gente de todo o Estado do Rio. Isso aqui tem um lugar no coração de todo mundo que tem mais de 30 anos no Rio de Janeiro. E ainda poder homenagear esse grande poeta do subúrbio, da Zona Norte, que morou grande parte da sua vida na Piedade. Nada mais justo do que celebrar Arlindo Cruz, o sambista perfeito”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Este é o quinto parque público inaugurado desde 2024, ao lado dos parques Oeste, Realengo, Rita Lee e Carioca Pavuna. Eles se juntam ao Parque Madureira, aberto em 2012, e ao Parque Radical de Deodoro, construído para os Jogos Rio 2016. Ao todo, os cinco novos somam 500 mil metros quadrados de áreas verdes na cidade.
Com investimento de aproximadamente R$ 72,4 milhões, o parque ocupa uma área de 23 mil metros quadrados e as obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). Morador do Encantado, o agente de segurança Daniel Barbosa, de 40 anos, levou a família para conhecer o novo espaço.
“É uma maravilha isso. Perto de casa, dez minutos andando. Muito legal para comunidade, num espaço inativo do subúrbio carioca. E ainda deve ter teatro, escola e até atividade para a terceira idade”, festejou.
O Parque Piedade fica na Rua Manoel Vitorino, em Piedade, e funciona de terça a domingo, das 6h às 22h.
Nova linha de ônibus
A partir deste fim de semana, entrou em operação uma nova linha de ônibus na Zona Norte do Rio: a 649 (Méier x Parque Piedade), que só vai circular nos fins de semana. O serviço foi criado para facilitar o acesso dos visitantes ao Parque Piedade. A linha conecta o local ao Terminal Arquiteto Paciello Motta, no Méier, e garante integração com a rede de ônibus da região. O itinerário é baseado no trajeto da linha 249 (Água Santa x Castelo), que não terá seu percurso alterado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *