Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu agora é Patrimônio Paisagístico, Turístico e Imaterial do Estado
O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu agora é Patrimônio Paisagístico, Turístico e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Lei 11.090/2026, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (08/01).

Criado em 1988, o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é um dos principais cartões-postais da cidade da Baixada Fluminense. São 1.100 hectares de Mata Atlântica preservada, com cerca de oito quilômetros de trilhas sinalizadas que levam a cachoeiras, poços e miradouros naturais. Ao todo, são 11 áreas liberadas para banho, entre a Pedra da Contenda e a Serra do Vulcão.
Além do contato com a natureza, os visitantes encontram patrimônio histórico e cultural, como a antiga sede da Fazenda Dona Eugênia, do século XIX, e as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até os anos 1960. O parque também é referência para esportes radicais, como voo livre, praticado na rampa da Serra do Vulcão, e rapel na Cachoeira Véu da Noiva.
O parque pode ser acessado tanto por Nova Iguaçu, pelo bairro Caonze, quanto por Mesquita, pelo bairro Coréia.
“O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é patrimônio ambiental, histórico e científico. Tem atraído cada vez mais visitantes de todo Brasil e até exterior. Torná-lo patrimônio imaterial reforça o compromisso do estado e da prefeitura em preservar a Mata Atlântica e promover o turismo sustentável”, destaca o deputado Carlinhos BNH.

