11 de fevereiro de 2026
MunicípiosNotíciasRegião dos LagosRio das Ostras

Parceria entre Prefeitura e Estado retoma ações do Limpa Rio em Rio das Ostras

Prioridade neste momento são as ações no Canal dos Medeiros, que passou por vistoria para identificação dos pontos mais críticos

 

Em Rio das Ostras, uma reunião entre o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Torres; o presidente do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Maycon Prata; e o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Martins com representantes da equipe de fiscalização de contrato do Inea – Instituto Estadual do Ambiente, na terça-feira, 10, definiu a prioridade na execução dos serviços prestados pelo Programa Limpa Rio.

 

A reativação da parceria atende à solicitação do prefeito Carlos Augusto Balthazar, feita em janeiro ao presidente do Inea, Renato Jordão. Na ocasião, o prefeito relatou a preocupação com as chuvas. Ficou garantido o retorno dos equipamentos do Programa Limpa Rio Maquinário, por determinação do Governador Cláudio Castro.

 

Tendo em vista os problemas ocasionados pelas fortes chuvas, os representantes do Município definiram que a prioridade neste momento é uma ação no Canal dos Medeiros. Após a reunião, as equipes do Inea e da Prefeitura foram ao local para identificar quais os pontos mais críticos. Após essa vistoria, o maquinário será deslocado para começar a execução do serviço.

 

Paralela a essa ação, o Programa Limpa Rio Manual continua com ações no Município. As equipes estão trabalhando na localidade de Verdes Mares e Reduto da Paz. O trabalho dessa vertente do Programa consiste na conscientização e orientação da população para o descarte do lixo e limpeza de áreas menores, onde o maquinário não consegue atuar.

 

PROGRAMA LIMPA RIO – O Programa Limpa Rio é uma iniciativa que visa a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos com o objetivo de reduzir o risco de inundações e melhorar a qualidade ambiental e de vida da população. O programa atua na remoção de lixo, detritos e sedimentos, além de promover a recuperação de áreas degradadas às margens dos rios. O programa também envolve ações de conscientização e engajamento da comunidade, além da aplicação de técnicas de despoluição, como dragagem, flotação e gradeamento, para a recuperação da qualidade da água e do meio ambiente.