27 de janeiro de 2026
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasNova Iguaçu

Parceria entre Prefeitura de Nova Iguaçu e Governo do Estado vai reduzir alagamentos em Miguel Couto

A Prefeitura de Nova Iguaçu e o Governo do Estado do Rio de Janeiro avançam com obras de macrodrenagem, drenagem pluvial e recuperação asfáltica no bairro Miguel Couto, com o objetivo de reduzir os alagamentos históricos registrados durante as chuvas de verão. Das 19 ruas previstas no projeto, 11 já foram concluídas, totalizando 5,5 quilômetros de vias beneficiadas. Na última segunda-feira (26), o prefeito Dudu Reina acompanhou o andamento das intervenções ao lado do governador Cláudio Castro.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Nova Iguaçu e está sendo executado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas. As obras incluem a implantação de galerias pluviais de grande porte, que ampliam a capacidade de escoamento da água da chuva e reduzem o acúmulo em pontos críticos do bairro.

“É uma obra esperada há décadas e que enfrenta um problema histórico de alagamentos. Com as galerias e a manutenção permanente dos valões, vamos reduzir significativamente os impactos das chuvas. Cerca de 70% do projeto já foi executado”, afirmou o prefeito Dudu Reina. Na Rua Professora Marli Pereira de Carvalho, as autoridades vistoriaram os serviços e conversaram com moradores, que relataram a expectativa de melhora, principalmente nos períodos de maior volume de chuva.

Ainda em Nova Iguaçu, o prefeito e o governador visitaram o Polo Integrado Paulo Falcão, da Faetec, que passa por obras de modernização e reestruturação. A unidade resulta da unificação de dois polos da fundação no município e vai oferecer mais conforto, acessibilidade e melhores condições de ensino. O espaço contará com 504 vagas em cursos de qualificação profissional, além de abrigar uma unidade do Café do Povo e um polo do Cederj, ampliando o acesso à educação e à formação profissional na região.

Pela manhã, Dudu Reina também participou da solenidade realizada no Palácio Laranjeiras, que marcou a reestruturação operacional e administrativa da Secretaria de Estado da Polícia Militar. A medida prevê a criação de 16 novos batalhões em todo o estado, incluindo o 44º Batalhão de Polícia Militar (44º BPM) de Nova Iguaçu, que está em construção no bairro Botafogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *