Paraíba do Sul: ‘Festa da Fogueira’ leva grande público ao bairro Inema em noite de fé
Recorde de público foi a marca da ‘Festa da Fogueira’ 2023 no bairro Inema, que aconteceu na última sexta-feira (23). A tradicional celebração à São João promoveu o bairro e fortificou a centenária passagem de pés descalços pelas brasas da fogueira em sinal de fé.
O sucesso da festa neste ano foi notável com a presença de um grande público no bairro. Pessoas de diversas cidades prestigiaram a comunidade sul-paraibana na noite do dia 23 para 24. Além da passagem, a programação contou também com a linda dança cigana que encantou a todos presentes, a tradicional quadrilha Lírio e Orquídea e o show musical de Claudinei, A Potência do Forró.
Logo no começo da noite foi realizado assim como em todos os anos a Ladainha, uma reza que vai geração em geração: “Eu já passei na fogueira, cumpri minha promessa. São João é uma tradição que não pode parar”, afirmou a esposa do Sr. Menezes, Dora Lúcia Menezes.
Valorização da cultura sul-paraibana, Parabéns, Inema!
“O fato começou com Sebastião e hoje se não fosse essa prefeita aí que ajuda muito, se não fosse ela, fica difícil, ela vem junto com meu irmão. A cada dia que vai passando a renovação fica mais difícil. Se não tem alguém que pega junto, a tradição acaba”, Sr. Paulo Roberto Menezes, morador do bairro Inema.
Segundo relato do Sr. Sebastião, seu bisavô contava que no período da escravidão no Brasil, escravos de uma Fazenda de Engenho planejavam fuga em massa. Sendo delatados, receberam o castigo e foram obrigados a passar descalços pela brasa quente. Quem conseguisse passar sem sentir dor e sem queimar os pés, ficaria livre das chibatadas.
Provavelmente o senhor de engenho e seus capatazes acreditavam que seria impossível alguém andar descalço sobre brasas. Este fato acorreu por ocasião do dia de São João, e para surpresa todos os escravos conseguiram o feito. A partir daí os negros atribuíram que aquele que tem fé em Deus e em São João possui o poder de andar sobre brasas.