25 de novembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Parada em Copacabana marca os 15 anos do principal programa do Governo do Estado de combate à discriminação LGBTI+

Rio Sem LGBTIfobia realizou quase 10 mil atendimentos à população LGBTI+, em 2025

A 30ª Parada de Orgulho LGBTI+ do Rio, realizada neste domingo, 23, na orla de Copacabana, não foi apenas palco de celebração, mas também de reafirmação de políticas públicas ao destacar os 15 anos do Programa Rio Sem LGBTIfobia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Reconhecido como o principal equipamento brasileiro de promoção de direitos e enfrentamento à discriminação, o programa segue atuando como uma rede de proteção e cidadania para a população LGBTI+ fluminense.

Atualmente, o Rio Sem LGBTIfobia conta com 23 equipamentos instalados em 92 municípios, oferecendo atendimento psicológico, jurídico e social, apoio à retificação de nome e gênero, acompanhamento de casos de violência, e ações contínuas de educação em direitos humanos.

Neste ano, o programa teve participação ainda mais expressiva durante a Parada, reforçando o caráter social e cidadão do evento. Equipes especializadas marcaram presença com tendas de atendimento, distribuição de materiais informativos, orientações sobre direitos, ações de prevenção e encaminhamento de demandas para a rede estadual, aproximando a população dos serviços disponíveis.

Escola de Divines: formação, arte e cidadania na Maré e em Duque de Caxias

Entre as iniciativas que se destacaram nesses 15 anos está a Escola de Divines; com polos na Comunidade da Maré, na Zona Norte carioca, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; que integra de forma estratégica as ações do Programa Rio Sem LGBTIfobia. O espaço oferece oficinas de moda sustentável, empreendedorismo, acolhimento e direitos humanos voltados à população LGBTI+, com foco especial em jovens de territórios periféricos.

A Escola tem se consolidado como um ambiente de fortalecimento de identidades, desenvolvimento de habilidades e construção de redes de apoio, além de criar oportunidades de formação em moda para seus alunos.

Expansão em 2026: três novos Centros de Cidadania LGBTI+

Como parte das comemorações, foi anunciado que três novos Centros de Cidadania LGBTI+ serão inaugurados em 2026, ampliando o alcance territorial e consolidando a política estadual de enfrentamento à LGBTIfobia. A expansão responde às demandas crescentes e reafirma o compromisso de garantir atendimento especializado em todas as regiões do estado.

Dados de Atendimento

De janeiro a setembro de 2025, o programa Rio Sem LGBTIfobia realizou quase 10 mil atendimentos em todo o Rio de Janeiro. Dados fornecidos apontam que 9.917 pessoas receberam acolhimento, orientação e apoio jurídico por meio do equipamento.

Compromisso renovado com direitos e inclusão

A celebração dos 15 anos na Parada LGBTI+ evidencia a importância das políticas públicas para o fortalecimento dos direitos humanos. O equipamento segue como referência nacional, reafirmando o compromisso de construir um estado mais plural, acolhedor e livre de discriminação, especialmente, em um evento que, nesta edição, reuniu quase 1,5 milhão de pessoas, segundo estimativas.

— O Rio Sem LGBTIfobia é uma política pública estratégica e fundamental. Ao completar 15 anos, reafirmamos nosso compromisso com a ampliação de direitos, com a proteção da vida e com a presença do Estado nos territórios. Nesta gestão avançamos de forma concreta, com expansão de serviços, fortalecimento das equipes e um aumento de mais de 126% no orçamento destinado à pauta. Isso demonstra que políticas eficazes precisam de investimento e continuidade — afirma a subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Aline Forasteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *