PAPEF completa 60 dias com 3 mil atendimentos em Queimados
Unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h e tem equipe multidisciplinar à disposição dos pacientes
O município de Queimados celebra os dois meses de funcionamento do Polo de Atendimento à Pessoas com Estomias e Feridas (PAPEF), uma iniciativa pioneira voltada para oferecer cuidado especializado e mais qualidade de vida à população. De acordo com dados da secretaria de Saúde, a unidade já realizou cerca de 3 mil atendimentos e tem sido um diferencial na vida dos pacientes da cidade. O que antes era um problema como locomoção ao IASERJ (no Maracanã), hoje, quem precisa de atendimento tem um local bem próximo de casa.
O PAPEF surgiu a partir de levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde que apontaram um número significativo de moradores que precisavam se deslocar até o Centro do Rio de Janeiro para realizar seus tratamentos. O objetivo do novo polo é justamente evitar essas longas viagens, oferecendo um atendimento humanizado e completo dentro da cidade. A estrutura do PAPEF conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico gastroenterologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista e assistente social — todos preparados para acolher e cuidar dos pacientes com atenção e sensibilidade.
Nesse curto período, a unidade já registra números expressivos: 57 pacientes cadastrados, 1.120 bolsas coletoras distribuídas, 300 adjuvantes para pele fornecidos, 365 atendimentos de enfermagem, 450 atendimentos realizados por técnicos de enfermagem, 330 atendimentos no serviço social, 150 atendimentos com psicólogo, 30 atendimentos de nutrição, 25 consultas com gastroenterologista e 168 atendimentos de feridas e curativos.
O prefeito Glauco Kaizer ressaltou a importância do atendimento perto de casa para estes pacientes: “São pessoas que estão debilitadas, com dores e incômodos, imagina ter que usar transportes públicos, muitas vezes cheios, para fazer seu tratamento. Por isso identificamos a necessidade de um polo em nossa cidade e o resultado tem sido satisfatório”, destacou.
Para a secretária de Saúde, Betânia Pessoa, o novo serviço representa mais que uma unidade de saúde: “É a concretização de uma política pública que olha para as reais necessidades do povo. Ainda temos muito a avançar, mas seguimos com fé e trabalho firme para garantir dignidade e bem-estar para todos.”