Palestra de Saúde Bucal conscientiza pais, crianças e adolescentes do CAPSIJ

Equipe multidisciplinar promoveu ação lúdica com orientação aos pais e distribuição de kits de higiene

Na última terça-feira (19), a equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil II Gente Inocente (CAPSIJ), em parceria com os profissionais de saúde bucal do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), promoveu uma palestra sobre a importância da higiene oral para crianças, adolescentes e seus familiares. O objetivo foi estimular hábitos de cuidado que contribuam para a saúde, o bem-estar e a autoestima dos atendidos, em uma abordagem acessível e dinâmica.

Durante o encontro, a cirurgiã-dentista Dra. Viviane Pedreira destacou os principais cuidados necessários para prevenir cáries e inflamações gengivais. “Eles ficam agitados, mas acabam cobrando dos pais as escovações. Nessas oportunidades conseguimos orientar sobre sangramentos na gengiva, causas da cárie e até desmistificar dúvidas, como a ideia de que alguns medicamentos estragam os dentes”, explicou.

As crianças e adolescentes receberam kits de higiene, contendo escova e creme dental, como forma de incentivo ao hábito diário de escovação e fizeram desenhos e pinturas. No entanto, a grande atração foi a boca lúdica em feltro onde os profissionais puderam ensinar, de forma divertida e criativa, como as crianças devem cuidar de seus dentinhos.

De acordo com a subsecretária de Atenção Especializada à Saúde, Cristiane Souza, o cronograma de atividades do CAPSIJ contempla diferentes temas trabalhados de forma lúdica. “Esses encontros são pensados para envolver as famílias e estimular práticas saudáveis no dia a dia. Nosso trabalho vai além das terapias propostas para o diagnóstico de cada criança. Aqui agimos com um zelo abrangente e o cuidado constante”, relatou a gestora.

A coordenadora da unidade, Adriana Paiva, reforçou que a curiosidade das crianças é um ponto-chave para o aprendizado. “Não é fácil observar a boca, mas quando estimulamos com atividades criativas elas participam espontaneamente e assimilam melhor as orientações”, afirmou.

A ação contou ainda com a participação da equipe técnica: as psicólogas Simone e Marcelle, a assistente social Luana, a recreadora Márcia e a estagiária Priscila.

Participação das crianças

O momento também foi marcado pelas falas dos pequenos. A estudante Ysabelle Pinheiro Silva, de 9 anos, comentou que ficou assustada com os “bichinhos” representados na boca de feltro utilizada na atividade. “Minha mãe sempre  fala pra escovar os dentes para não dar bichinho. Agora vi ali no bocão, vou escovar todo dia.  E tenho que escovar direitinho”, disse.

Já Jennifer Silva, de 9 anos, revelou que o encontro trouxe um novo hábito: “Agora vou escovar os dentes à noite”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *