Paes proíbe recipientes de vidro nas praias do Rio; medida vale para banhistas, quiosques e ambulantes
O prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) sancionou um decreto que proíbe a comercialização e fornecimento de comida e bebida em recipientes de vidro nas praias cariocas.
A decisão medida está publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (20) e vem um dia após o fim do verão.
A medida vale para quiosques, barraqueiros, ambulantes, e entregadores. Ainda segundo a decisão, fiscais poderão apreender recipientes de vidro que não estiverem em conformidade com a lei com comerciantes e banhistas.
No decreto, Paes explica que o objetivo é preservar o meio ambiente, garantir a limpeza e a qualidade da areia e da água das praias da capital fluminense.
A lei destaca que “os recipientes de vidro podem causar lesões físicas às pessoas e o tempo de degradação dos resíduos sólidos de vidro na natureza é indeterminado”.
No entanto, a lei destaca que, “os quiosques e demais estabelecimentos comerciais localizados na orla da praia poderão utilizar alimentos e bebidas em recipiente de vidro nas suas atividades, sendo vedada a entrega desses recipientes aos seus clientes”.
Prestadores de serviços que realizem entregas de bebidas e alimentos também estão proibidos de fazê-lo na faixa de areia da praia ou no raio de 50 metros dela, caso o produto esteja acondicionado em recipiente de vidro.
Será atribuição da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) fiscalizar o decreto.
62,3ºC de sensação térmica
No último domingo (17), o Rio bateu novo recorde de sensação térmica, de acordo com o Sistema Alerta Rio. O município registrou 62,3ºC de sensação térmica na estação de Guaratiba, às 9h55.
Até o momento, esta é a maior sensação térmica registrada desde 2014, quando o órgão começou a fazer as medições.
A sensação térmica é um índice de calor calculado a partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar. Quanto maior for a temperatura e a umidade relativa do ar, maior será a sensação térmica nesta região.
De acordo com os meteorologistas, a região de Guaratiba possui algumas características geográficas que favorecem a ocorrência de temperaturas e umidades relativas do ar elevadas, principalmente no período da manhã.
Maiores Sensações Térmicas (2014 a 2024)
- 62,3°C às 09h55 de 17/03/2024 (Guaratiba)
- 60,1°C às 10h20 de 16/03/2024 (Guaratiba)
- 59,7°C às 08h05 de 18/11/2023 (Guaratiba)
- 59,5C° às 11h45 de 17/01/2024 (Guaratiba)
- 59,3°C às 10h20 de 17/11/2023 (Guaratiba)