Outubro Rosa: UBS’s de Japeri reforçam que prevenir é a melhor forma de lutar
As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade promoveram uma manhã especial dedicada ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. As s reuniram dezenas de mulheres em palestras, dinâmicas e rodas de conversa marcadas por emoção, troca de experiências e muita informação sobre saúde e autocuidado
Com o lema ‘’ Prevenir é a melhor forma de lutar’’, a ação, em Santas Amélia, contou com palestras educativas, dinâmicas interativas, roda de conversa, depoimentos inspiradores e diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, consulta ginecológica, e de saúde da mulher, coleta de exame citopatológico, além de sorteios e distribuições de brindes conduzidos pela equipe da unidade.
A enfermeira Elaine Vieira, que há três anos atua na unidade, destacou o compromisso da equipe com o cuidado humanizado. ‘’Nosso objetivo é transformar informação em atitude. Queremos que cada mulher entenda que cuidar da própria saúde é um ato de amor, de força e de transformação’’, afirmou.
O evento também foi marcado por depoimentos emocionantes. A agente de saúde Jandira Pereira, que superou o câncer de mama, compartilhou sua história de vitória e fé. ‘’Eu venci o câncer de mama e queria destacar a importância de nós, mulheres, nos cuidarmos e nos prevenirmos. Eu tive essa chance, e além disso, Deus me presenteou com essa profissão linda na área da saúde’’, contou, emocionada.
Outras ações marcam o Outubro Rosa em Japeri
A campanha também ganhou força na UBS do Alecrim, onde além de outras ações foram realizados agendamentos de consultas e exames voltados à saúde da mulher. O encontro foi marcado por momentos de partilha, emoção e incentivo à superação.
Entre os depoimentos, histórias inspiradoras mostraram a importância do diagnóstico precoce. Fabiana da Silva Afonso, de 45 anos, descobriu o câncer de mama aos 42, durante uma consulta de rotina para ultrassonografia. ‘’Eu não sentia nada e descobri na hora do exame. Se eu não tivesse feito, talvez nem soubesse. Hoje sou grata por ter buscado o cuidado no momento certo’’, relatou.
Outra história que comoveu os presentes foi a de Paola Rebecca Carvalho, que enfrentou um câncer de intestino há três anos. Após um período de tratamento, recebeu recentemente o diagnóstico de câncer de mama. Mesmo diante das dificuldades, ela decidiu transformar sua experiência em um gesto de coragem. ‘’O médico disse que eu ficaria só nos cuidados paliativos, mas continuei lutando. Agora, com o novo diagnóstico, decidi cortar o cabelo que já estava caindo para mostrar a outras mulheres que o câncer não é o fim, é um recomeço’’, contou emocionada.

