22 de outubro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Outubro de cuidado e proteção na Casa da Mulher

Palestras, atendimentos e depoimentos emocionaram o Outubro Rosa em Japeri

A manhã da segunda-feira, (20), foi especial para as mulheres atendidas na Casa da Mulher de Japeri. Em um clima de acolhimento e cuidado, elas participaram de uma programação voltada à conscientização sobre a saúde feminina, com palestras, depoimentos, exames e um café da manhã preparado com carinho pela equipe da unidade.

A gestora, Shirlei Oliveira destacou o cuidado com cada detalhe, pensado para ser um momento de atenção e acolhimento. “Nosso objetivo foi proporcionar um encontro que unisse informação, escuta e carinho. Queremos que cada mulher sinta que aqui é um espaço de proteção e cuidado com a saúde delas”, afirmou.

Entre as atividades, a técnica de enfermagem Rosilane da Motta realizou o acolhimento das pacientes, com aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura. Com uma média de 60 atendimentos por dia, ela reforçou a importância de que as mulheres, inclusive as mais jovens, procurem o serviço de saúde. “Aqui fazemos aferição de glicemia e pressão por livre demanda e também aplicamos anticoncepcionais. Mas é fundamental que as mulheres, principalmente as mais jovens, se cuidem e busquem atendimento preventivo”, destacou.

Durante o evento, um dos momentos mais marcantes foi o depoimento da paciente Paola Rebecca, (33), que há dois anos foi diagnosticada com câncer em estágio IV. Mãe de uma menina de dois anos e em tratamento paliativo, ela emocionou as participantes com seu relato de superação, fé e garra para viver. “Mulheres, se amem e se cuidem. No final é você por você e por quem você ama. No meu caso, meu cabelo caiu, meu marido foi embora, mas eu sigo pela minha filha e pelas pessoas que me ajudam a viver um dia de cada vez”, contou ao lado da enfermeira Pamela que é seu apoio nos dias pós quimioterapia.

As participantes também receberam orientações sobre o HPV e o novo Teste de DNA-HPV, adotado pelo Ministério da Saúde para aprimorar o rastreamento do câncer de colo do útero. O exame identifica o material genético do vírus em amostras biológicas, permitindo diagnóstico precoce e acompanhamento de lesões precursoras da doença.

A paciente Lucineia Monteiro, 58 anos, moradora da localidade Cancela, no centro de Japeri, destacou a importância da aproximação entre profissionais e comunidade:  “É bom quando os médicos explicam e tiram nossas dúvidas. Isso ajuda a prevenir e entender melhor o que precisamos fazer”, disse.

  

Programação contou com palestras e orientações das médicas Mayara e Mirian

A programação, que vai se estender por toda a semana, contou com palestra da ginecologista Mayara Vieira, responsável pelo pré-natal e atendimentos na unidade às segundas-feiras. Ela abordou temas como a origem do Outubro Rosa, os grupos de risco, as chances de cura e o papel do diagnóstico precoce. “Quanto antes conseguimos diagnosticar, mais rápido chegamos à cura”, ressaltou a médica.

Ela também explicou o novo protocolo do Ministério da Saúde, que recomenda o exame preventivo para mulheres de 40 a 49 anos, mesmo sem sintomas, com foco na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Já a médica Mirian Fátima, realizou a palestra nesta terça-feira, (21), e destacou que é preciso que as mulheres incentivem umas às outras a buscarem os atendimentos no serviço de saúde. “Incentivem outras mulheres a acessarem os serviços da Atenção Básica de Saúde, a não terem vergonha e passarem por um profissional. Eu como médica estou sempre solicitando a mamografia, incentivando as mulheres mais jovens de 25 a 30 anos a estarem iniciando o controle da mastologia. Nem todo caroço no seio é câncer, mas para  sabermos, precisamos examinar, realizar exames”, explicou a médica que ainda especificou os tipos de nódulos existentes e respondeu às perguntas das mulheres.

A Casa da Mulher de Japeri realiza exame preventivo de livre demanda de segunda a quinta-feira, no período da tarde, e às sextas-feiras na Unidade Básica de Saúde no bairro Lagoa do Sapo. A unidade também oferece orientações sobre anticoncepção, cuidados nas relações sexuais e prevenção de doenças, reforçando seu papel como um espaço de cuidado integral à mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *