10 de outubro de 2025
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Orla do Leblon é liberada após mar invadir pistas; aviso de ressaca continua

Devido às fortes ondas, a Capitania dos Portos segue restringindo a navegação a partir da Baía de Guanabara

Rio – A orla do Leblon, na Zona Sul, foi totalmente liberada no final da madrugada desta quinta-feira (31). A Avenida Delfim Moreira estava interditada há dois dias após o mar invadir as pistas. Apesar disso, o aviso de ressaca continua, com fortes ondas previstas até o fim desta noite.

Segundo a Comlurb, até o momento, garis recolheram 310 toneladas de areia na ciclovia, no calçadão e nas pistas. No total, foram 52 caminhões. Toda a areia foi devolvida à praia.

A ressaca provocou ainda falta de luz na região na noite de quarta-feira (30). De acordo com a Light, a água do mar inundou as caixas subterrâneas de energia. O fornecimento foi normalizado ontem mesmo, após trabalhos das equipes da concessionária.

Nesta manhã, equipes da CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb seguem no local monitorando os efeitos da ressaca no litoral da cidade, que chega ao 3º dia. A ciclovia Tim Maia e a Mureta do Leme permanecem fechadas.

Desde terça-feira (29), a Capitania dos Portos também proíbe a circulação de embarcações saindo da Baía de Guanabara. Durante este período, as ondas já chegaram a 3,5 metros de altura.
“Restringir a navegação para embarcações de esporte e recreio, transporte de passageiros, pesca, transporte de carga e demais embarcações isentas de praticagem, a partir de 8h de 29 de julho de 2025, na saída da Baía de Guanabara, em face às condições de mar e de vento adversas”, diz um trecho do aviso.
Além da ressaca, cariocas também têm enfrentado frio nos últimos dias. De acordo com o Alerta Rio, até o momento, a menor temperatura registrada nesta madrugada foi de 11,3°C, na estação Alto da Boa Vista, às 00h25.
Mar revolto
O mar chegou a invadir o calcadão em diversos pontos das orlas da cidade. No Leblon, a força do mar provocou estragos em calçadas, bancos de concreto, quiosques e até mesmo em portões de edifícios do outro lado da avenida.

Na tarde de terça (29), as ondas chegaram a tirar do lugar uma estação de ginástica. Além disso, um carro que estava próximo ao canteiro central foi arrastado por alguns metros, enquanto edifícios próximos tiveram os canteiros tomados pela água.

Na Zona Oeste, em Barra de Guaratiba, a força do mar foi capaz de invadir a rua e deslocar um ônibus da Viação Jabour que estava parado no ponto final. Com as ondas, a escada que dá acesso a praia foi destruída e partes das calçadas quebradas.

Na Região dos Lagos, em Saquarema, o mar também invadiu alguns pontos e uma espuma tomou conta de parte da orla. Em Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana, as ondas tomaram conta de toda a areia, passando por cima de toda a Pedra do Pampo.

Previsão do tempo
Ao longo desta quinta-feira (31), o céu vai variar entre claro e parcialmente nublado, na cidade do Rio de Janeiro. O tempo será influenciado por um sistema de alta pressão no oceano. As temperaturas seguem amenas, com máxima prevista de 25ºC e mínima de 12ºC. Não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados.
Entre a sexta-feira (1º) e a segunda-feira (4), o posicionamento de um sistema de alta pressão reduz a nebulosidade e não há previsão de chuva nestes dias. Os ventos estarão moderados, podendo ocorrer rajadas pontualmente fortes na sexta-feira e no sábado (2). As temperaturas se elevarão gradualmente.
Na sexta (1º), os termômetros podem chegar até 27ºC, com mínima de 12ºC. No sábado (2), a máxima será de 30ºC e mínima de 13ºC. Já no domingo (3), as temperaturas podem variar entre 32ºC e 15ºC. Na segunda (4), haverá máxima de 34ºC, podendo cair até 16ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *