Operação Torniquete: Governo do Estado prende liderança do Comando Vermelho em São Gonçalo
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Polícia Civil, prendeu, na noite desta sexta-feira (06/02), Hilário Gabriel dos Santos Rangel, conhecido como “Biel do Feijão”, uma das principais lideranças do Comando Vermelho na Região Metropolitana. A prisão foi realizada durante mais uma ação da Operação Torniquete e contou com a atuação de policiais civis da 72ª DP (São Gonçalo), em ação conjunta com agentes da 60ª DP (Campos Elíseos), da 66ª DP (Piabetá), além do apoio de policiais militares do 7º BPM.
— Estamos atuando de forma estratégica e integrada para atingir o núcleo de comando das facções criminosas. Não vamos permitir que grupos armados usem a violência para impor medo à população. A resposta do Estado é firme, com inteligência e investigação – afirmou o governador Cláudio Castro.
O criminoso foi capturado quando deixava o Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, área considerada reduto da facção. As investigações apontam que ele ordenou uma série de roubos de veículos e de cargas nas rodovias que cortam o município. Outros dois homens, responsáveis por sua segurança, também foram presos durante a ação.
Após o cruzamento de informações de inteligência, os agentes passaram a monitorar os deslocamentos do criminoso. Ele foi interceptado no bairro Gradim, ainda em São Gonçalo. Durante a abordagem, houve reação armada e confronto. Os três criminosos foram presos, e com eles foram apreendidas duas pistolas.
Segundo as investigações, “Biel do Feijão” é um dos responsáveis pela escalada de roubos de veículos registrada entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. Levantamentos da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP) indicaram que os crimes não tinham motivação financeira, mas o objetivo de provocar pânico na população. A análise de dados revelou que as ordens partiram da cúpula do Comando Vermelho, a partir de complexos estratégicos como Penha, Chapadão e Salgueiro, em retaliação às operações das forças de segurança.
Informações da 72ª DP indicam que o criminoso vinha coordenando sucessivos roubos nos últimos dias. Além de liderar o tráfico de drogas e as ações da facção no Morro do Feijão, no bairro Paraíso, ele é apontado como braço direito da principal liderança do Comando Vermelho no Complexo do Salgueiro.
A ação integra a segunda fase da Operação Torniquete, que tem como foco o combate aos roubos, furtos e à receptação de cargas e veículos, crimes que financiam facções criminosas, sustentam disputas territoriais e mantêm a estrutura das organizações, inclusive de criminosos presos.
Desde setembro de 2024, mais de 820 criminosos foram presos, além da recuperação de cargas e veículos avaliados em mais de R$ 48 milhões. As investigações também resultaram em mais de R$ 70 milhões em pedidos de bloqueio de bens e valores ligados ao crime organizado.

