Operação na Serrinha e Primavera mira disputas territoriais de facções
PMs atuam contra criminosos envolvidos em confrontos por controle de comunidades, bem como em roubos de cargas e veículos
Uma operação nos Morros da Serrinha e da Primavera, em Madureira, na Zona Norte do Rio, mira a guerra de facções. Policiais militares atuam nas comunidades, nesta quarta-feira (15), para reprimir a movimentação de criminosos envolvidos em disputas territoriais. Há mais de um ano, a região sofre com uma rotina de violência, por conta dos confrontos entre traficantes rivais.
De acordo com a Polícia Militar, equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e o 9ª BPM (Rocha Miranda) também atuam para coibir roubos de veículos e cargas nos principais acessos às comundiades e na remoção de barricadas nas vias da região. Viaturas das Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) estão nos arredores da Serrinha para garantir a segurança no tráfego e impedir fugas de criminosos.
Até o momento, não há registro de confrontos, prisões ou apreensões nas comunidades. Por conta da operação policial, uma Clínica da Família interrompeu temporariamente o atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai reavaliar a possibilidade de abrir a unidade mais tarde.
A Serrinha e a Primavera são controladas pelo Terceiro Comando Puro (TCP), que vem disputando territórios com traficantes do Comando Vermelho (CV), principalmente do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte. Dados de inteligência da PM indicam que criminosos dessas localidades também estão envolvidos em confrontos nos Morros do Fubá e Campinho e nos Complexos da Pedreira e Chapadão.