11 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Operação mira empresários e funcionários envolvidos em furtos de medidores de gás

Equipamentos eram vinculados a postos sob investigação por manipulação de consumo

A Polícia Civil realiza, na manhã desta terça-feira (11), uma operação contra funcionários da concessionária Naturgy, de fornecimento de gás, e empresários do setor de combustíveis envolvidos em furtos de medidores de gás. Agentes da da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

São investigados os furtos de três medidores industriais de grande porte do interior da fábrica da concessionária. Imagens do circuito interno de câmeras de segurança mostram um técnico de empresa terceirizada retirando um dos equipamentos de área restrita, através de uma porta lateral aberta irregularmente.

As suspeitas de formação de organização criminosa entre funcionários e empresários aumentaram quando o funcionário voltou ao local usando um veículo de um ex-técnico da concessionária, atualmente sócio de empresas do ramo de combustíveis e gás veicular.

De acordo com as investigações, os funcionários podem fazer parte de um grupo empresarial responsável por desenvolver métodos mais sofisticados de adulteração de medidores industriais de gás. O objetivo seria burlar os novos sistemas de segurança implantados pela concessionária para facilitar fraudes em estabelecimentos de grande consumo, especialmente postos de combustíveis.

Dois dos três medidores furtados estavam vinculados a postos sob investigação por manipulação de consumo, o que, de acordo com a polícia, reforça a hipótese de ocultação de provas e interferência em processos de recuperação de valores devidos à companhia.

“O medidor é o equipamento que afere a quantidade de gás que é fornecido pela concessionária e o consumido pelo posto para fins de de tarifação. A fraude acontecia pela mudança do mecanismo do equipamento. Os fraudadores tinham acesso aos mecanismos internos, que faziam a medição, e alteravam alguns elementos para registrar um consumo menor do que ocorria pelo posto”, explicou o delegado titular da DDSD, Pedro Brasil, em entrevista ao “BDRJ”, da TV Globo.
De acordo com o delegado, o objetivo dos funcionários, que atualmente já não fazem parte do quadro da concessionária, não era vender o equipamento, mas sim estudar as formas de aprimorar a fraude, além de clonar os medidores.
“Dos três equipamentos retirados, dois estavam sendo alvo de investigação. Uma linha de investigação aponta para ocultação de provas. Entretanto, a linha de investigação mais forte é de que esses medidores estão sendo retirados para serem estudados, para que o sistema de fraude seja aprimorado. Uma vez que eles são encapsulados com uma camada de silicone para dificultar o acesso. Só que algumas fraudes já foram detectadas”, contou.
Segundo a Polícia Civil, “grandes empresários vem encomendando esses medidores para que sejam analisados por eles, para que estudem o sistema e consigam a fraude”, afirmou o delegado.
Procurada, a Naturgy informou que trata-se de uma operação sigilosa e que todas as informações necessárias e ao alcance da empresa estão sendo fornecidas à Polícia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *