Operação da enel Rio remove ‘Gatos’ de energia em 10 chalés na Ilha Grande

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão;

O furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca a população em risco.

 

Durante operação de combate às irregularidades no consumo de energia, realizada nesta quarta-feira (21), em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, na Região Sul do estado, a Enel Rio identificou ligações clandestinas em 10 chalés.
A inspeção faz parte da ação realizada pelo governo municipal, que atua no combate às construções irregulares. Os técnicos da Enel, acompanhados por policiais civis, identificaram as ligações diretas, sem medidores, caracterizando o furto de energia.
O responsável por um dos estabelecimentos foi conduzido à 166ª Delegacia de Polícia, onde prestou depoimento e foi liberado em seguida.
As ligações irregulares foram desfeitas e os cabos, retirados, totalizando aproximadamente mil metros.
Após a retirada, equipes da prefeitura efetuaram a derrubada das propriedades irregulares.


Furtar energia é crime e causa riscos

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem realiza “gato” de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade. Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.Sobre a Enel Distribuição Rio   

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *