O cotidiano de Nova Iguaçu em exposição fotográfica da Galeria Fenig
A Galeria de Artes Fenig vai receber, a partir desta sexta-feira (6), a exposição “Sob o meu olhar”, do fotógrafo e radialista iguaçuano Ornison Fernandes. Aos 77 anos, ele apresenta, por meio de seus registros fotográficos de várias décadas, belezas naturais de Nova Iguaçu e também parte da história da cidade e seu cotidiano, como as tradicionais festas populares. A mostra poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Rua Governador Portela, nº 812, segundo andar, no Centro de Nova Iguaçu. A entrada é gratuita.
Nascido e criado em Nova Iguaçu, Ornison precisou ir longe para descobrir a sua paixão pela fotografia. Em 1976, ele foi trabalhar no Xingu, no Mato Grosso, para uma empresa de infraestrutura. Durante 5 anos, fotografou a rotina de trabalho e a população indígena com quem conviveu e aprendeu a admirar a cultura. A maioria das imagens se perdeu num incêndio, mas Ornison tinha sido capturado para sempre pela arte da fotografia.
Anos depois, já de volta à Nova Iguaçu, ele passou a se dedicar a registrar os acontecimentos da sua cidade natal. No convívio paralelo com o trabalho de comunicador, na Rádio Tropical, ele entendeu que o cotidiano de uma cidade era a construção de sua história. A exposição “Sob o meu olhar” revela momentos delicados e grandiosos de uma Nova Iguaçu pulsante e plural. Ornison Fernandes apresenta em sua primeira exposição fotográfica, seu olhar da humanidade e suas nuances.
“Considero meus 77 anos muito bem vividos. Sou satisfeito e realizado porque aprendo todos os dias. Comecei a fotografar no Xingu com uma câmera Pocket da Kodak, me encantei com as imagens e reconheci o valor daqueles cinco anos que passei naquela região como um grande aprendizado para a vida que captei em imagens”, destaca o artista, morador do bairro da Luz.
Ornison Fernandes destaca que a exposição na Galeria Fenig mostra desde as festas populares como a Folia de Reis quanto as belezas naturais do município. “Capturar uma imagem é como se fosse a capturar a alma. Um registro para a memória daquele momento. A fotografia tem voz e traduz o tempo e eu espero que as pessoas possam mergulhar na exposição e refletir sobre a vida urbana e o crescimento da cidade em que tudo pode caminhar junto: a natureza e o desenvolvimento”, finaliza Ornison.
A Galeria de Artes Fenig é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT). Inaugurado em 2019, o espaço cultural já promoveu 35 exposições com obras de mais de 60 artistas visuais de Nova Iguaçu, em mostras individuais e coletivas, valorizando as artes plásticas e as artes visuais da cidade.

