23 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Novo foco de incêndio atinge barracões de escolas de samba na Zona Portuária

Um novo foco de incêndio atinge os barracões de escolas de samba da Série Ouro, na manhã desta quinta-feira (23). O imóvel, localizado na Via Binário do Porto, nº 94, na Zona Portuária, que abrigava os materiais de pelo menos três agremiações, ficou destruído após ser consumido pelas chamas, na tarde desta quarta-feira (22).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o quartel central foi acionado às 8h10 para combater o incêndio no imóvel. Uma equipe do O DIA esteve no local, na manhã desta quinta-feira, e flagrou as novas chamas que surgem dentro dos barracões.

No imóvel, materiais para o Carnaval 2026 das escolas Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos do Vigário Geral e Inocentes de Belford Roxo foram consumidos pelas chamas. O local foi interditado para vistoria da Defesa Civil.

Em nota, a Unidos do Jacarezinho informou que o galpão abrigava as alegorias, adereços e fantasias da escola e, devido ao incêndio, não restou qualquer material intacto para os preparativos do próximo carnaval.

“Todo o projeto já iniciado no barracão de alegorias, adereços e fantasias na confecção do Carnaval 2026 no qual a escola retornará à Marquês de Sapucaí após doze anos foi perdido. A agremiação agradece ao apoio e solidariedade recebidos de todas as agremiações co-irmãs, em especial aos dirigentes da Liga RJ que se fizeram presentes no local prestando toda a ajuda necessária desde o início do ocorrido. A Unidos do Jacarezinho se solidariza com a coirmã Acadêmicos do Vigário Geral nessa enorme perda. No momento não temos como estimar os prejuízos dos materiais de alegorias, fantasias e esculturas perdidos”, lamentou a agremiação.

Até 2005, quando as escolas do Grupo Especial migraram para a Cidade do Samba, esses barracões eram utilizados pela Estação Primeira de Mangueira. Anos depois, o espaço passou a ser ocupado por Acadêmicos da Rocinha e Caprichosos de Pilares. Mais recentemente, abrigava os materiais da Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos de Vigário Geral e Inocentes de Belford Roxo, que integram a Série Ouro.

Incêndios não são novidades

O incêndio desta quarta-feira (22), infelizmente, não é uma novidade para as escolas de samba. Frequentemente, barracões das agremiações perdem suas produções devido às chamas. No Carnaval deste ano, o Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu não foram julgadas na Série Ouro, já que tiveram as fantasias queimadas depois da fábrica Maximus Confecções, em Ramos, pegar fogo em 12 de fevereiro.

Em 2011, um incêndio de grandes proporções atingiu a Cidade do Samba. Na ocasião, quatro barracões, da Portela, União da Ilha do Governador, Grande Rio e o da Liesa, ficaram destruídos. Antes disto, ao longo dos anos, comumente agremiações perdiam parte de seus materiais em incêndios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *