27 de novembro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasQueimados

Novo equipamento centraliza serviços de assistência social e documentação em Queimados

Galeria da Cidadania atenderá, prioritariamente, idosos, pessoas com deficiência e população em situação de vulnerabilidade
 

Agora, a população de Queimados conta com um espaço único voltado para documentação, acolhimento e assistência a moradores em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura inaugurou, nesta quarta-feira (26/11), um novo equipamento público dedicado à promoção da dignidade, da inclusão e do atendimento humanizado: a Galeria da Cidadania. Em parceria com o Detran/RJ, o local também realizará a emissão de carteiras de identidade e da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPD).

A iniciativa tem como público prioritário idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua e demais grupos que necessitam de apoio social, oferecendo atendimento especializado e sendo porta de entrada para diversas políticas públicas municipais. Entre os serviços disponíveis estão: isenção de taxas para emissão de certidões de nascimento, casamento, óbito e averbações; atendimento sobre Auxílio-Desemprego; orientações jurídicas, entre outros. O espaço funciona em parceria com a Fundação Leão XIII, os Núcleos de Atendimento ao Cidadão e o Ministério do Trabalho.

Para o prefeito Glauco Kaizer, a Galeria representa um avanço nas políticas públicas sociais do município:“Estamos reforçando nosso compromisso com a proteção social, a inclusão e o acesso pleno aos direitos de toda a população queimadense. Esse espaço e o projeto itinerante serão fundamentais para nossa cidade, pois unificam e agilizam todo o trâmite necessário para requerimento de documentos, informações e orientações”, afirmou o prefeito.

Vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, a Galeria contará com acolhimento inicial humanizado realizado por uma assistente social, garantindo a correta interlocução com todos os serviços oferecidos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Otília, nº 1504 – Vila do Tinguá.

Além do atendimento presencial, o novo espaço também dará suporte ao projeto Cidadania Sobre Rodas, que levará esses serviços a bairros mais distantes. A iniciativa itinerante começa ainda este ano, a partir do dia 6 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *