Novembro Azul: palestras em Itatiaia vão alertar para a importância dos cuidados com a saúde masculina
Profissionais da equipe e-Multi da Secretaria de Saúde de Itatiaia realizam a partir desta quinta-feira (07/11) atividades relacionadas ao Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros. De acordo com a Diretora de Atenção Primária de Itatiaia, Andreza Vidal, em UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município estão previstas, ao longo do mês palestras e ações educativas voltadas para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.
Ela destaca que a primeira atividade alusiva ao Novembro Azul aconteceu nesta quinta-feira, às 9h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Magnólia. Na semana seguinte, no dia 14 de novembro, também às 9h, haverá palestra sobre o tema Novembro Azul, na unidade do Campo Alegre 1. No dia 21, às 14h, será a vez dos moradores e pacientes do Posto d Saúde da Vila Esperança receberem informações sobre a importância das avaliações médicas anuais e se engajarem na defesa da vida e da própria saúde.
– No dia 27, às 9h, haverá atividades na UBS do Centro. No dia 28 de novembro, às 9h30, a equipe e-Multi vai estar em Maromba e, no dia 30, às 9h, enceraremos as atividades alusivas ao Novembro Azul na unidade do bairro Marechal Jardim – informa.
Andreza lembra que, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O Instituto estima que, nos próximos três anos, mais de 72 mil novos casos da doença serão diagnosticados. Em comparação com outros países, como os Estados Unidos, a mortalidade brasileira ainda é elevada, com cerca de 15 mil mortes anuais.
O Secretário de Saúde de Itatiaia, Guilherme Amaral reforça a importância do diagnóstico precoce no tratamento. Segundo ele, é fundamental que os homens se conscientizem sobre a importância de dar atenção aos cuidados com a sua saúde, realizando os exames, tanto o sanguíneo quanto o de toque, fundamentais para o diagnóstico de câncer de próstata.
– Para diagnosticar o câncer de próstata é possível realizar o exame de PSA (antígeno prostático específico) anualmente. O resultado alterado pode indicar a necessidade de uma biópsia da próstata, que é a única forma de confirmar a suspeita. Homens a partir dos 40 anos de idade com fatores de riscos, ou aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença, devem procurar anualmente o médico Urologista – alerta.