27 de novembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Novembro Azul no CAPS: Japeri com foco na Saúde do Homem

Palestra, dinâmica e acolhimento reforçam a prevenção, a quebra mitos e orientam pacientes sobre o câncer de próstata

 

A rotina dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jorge Tannus Rejame, em Japeri, ganhou um momento especial nesta quinta-feira, (27). Em referência ao Novembro Azul, campanha de conscientização voltada à saúde do homem, o psiquiatra Carlos Augusto de Souza Leite conduziu uma palestra repleta de informações sobre prevenção e rastreio do câncer de próstata. Pacientes e funcionários participaram ativamente, tirando dúvidas e aprendendo acerca dos cuidados essenciais.

Há dois anos na unidade, o médico destacou o protocolo de tratamento ampliado adotado no equipamento. “Não é só saúde mental, é saúde integral”, afirmou ao lado da coordenadora de Saúde Mental, Adriana Paiva. Ela reforçou que o Caps segue o calendário municipal de saúde e busca integrar todos os usuários à rede de cuidados.

“Nossos pacientes têm idades variadas, então trabalhamos com uma linguagem acessível, usando palestras e dinâmicas interativas para estimular participação e sanar dúvidas. Dessa forma promovemos a inclusão e a conscientização, além da promoção do autocuidado e a prevenção de doenças”, explicou.

Na palestra, com explicações claras, o especialista abordou temas como a função da próstata, alterações mais comuns, faixas etárias de rastreio, realização do exame PSA, além de particularidades importantes em que homens negros ou com histórico familiar de câncer devem intensificar o cuidado a partir dos 40/45 anos. Ele também alertou sobre fatores de risco, como alimentação rica em gordura, consumo de álcool, hipertensão e diabetes sem controle.

O paciente Mauro Ferreira, se destacou ao responder às questões apresentadas no decorrer da palestra. Já o usuário Alan da Cruz trouxe perguntas sobre alimentação e cuidados gerais, enriquecendo o debate. “Minha orientação a vocês é que percam o medo e o preconceito. Todos os homens precisam estar atentos”, reforçou o médico relatando para os presentes uma experiência pessoal de um familiar que recebeu diagnóstico tardio de câncer de próstata por não procurar atendimento regularmente. “Depois de cuidar de todos, ele não se cuidou, hoje luta contra essa doença que podia ter sido evitada”, lamentou.

Cerca de 30 usuários, homens e mulheres, participaram do encontro, que também abordou o toque retal, a importância do PSA e a necessidade de derrubar mitos que ainda afastam muitos homens dos cuidados básicos.

Para ampliar o acesso ao rastreio, o exame PSA está sendo oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. O alerta reforçado pelo médico durante o evento é claro. “O câncer de próstata continua entre os que mais matam no Brasil, e a informação é uma das principais armas para mudar essa realidade”, finalizou o Dr Carlos. 

 

Atividades Permanentes do CAPS

Além das ações do Novembro Azul, o CAPS Jorge Tannus Rejame mantém uma programação fixa que reforça o cuidado integral e estimula a autonomia dos usuários. Entre as atividades oferecidas estão práticas esportivas matinais, que acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que promovem  o bem-estar físico e a socialização.

O equipamento também realiza um bazar de roupas e uma feirinha de artesanato, onde são expostos e comercializados produtos confeccionados pelos próprios usuários durante as oficinas terapêuticas de fuxico, pintura em tecido e produção de bijuterias.

Essas ações acontecem regularmente às terças e quintas-feiras, fortalecendo vínculos, estimulando habilidades manuais e contribuindo para a geração de renda e autoestima dos participantes.

Segundo a coordenadora administrativa Grasiele de Jesus, entre artesanatos e exercícios, os usuários fortalecem  a saúde mental e a convivência comunitária com leveza e alegria. “Nosso papel é fazer desses momentos, os melhores momentos do dia dos nossos usuários. Aqui eles se divertem, se exercitam física e mentalmente, e são orientados quanto aos cuidados pessoais”, disse. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *