Nove das 10 maiores temperaturas do país foram registradas no RJ na segunda; Seropédica teve 41°C
A cidade do Rio de Janeiro foi a capital mais quente do Brasil pelo segundo dia consecutivo na última segunda-feira (12), de acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet). Entre os 10 lugares com maior temperatura no país, 9 são no estado, sendo a maioria na Região Metropolitana.
A maior temperatura do país foi registrada em Seropédica, na Baixada Fluminense, com 41°C. Entre as localidades mais quentes, a única exceção foi a cidade de Picos, no Piauí, que registrou 38,1°C.
Confira a lista dos locais mais quentes do país na segunda:
- Seropédica (RJ) – 41,0°C
- Rio de Janeiro – Vila Militar (RJ) – 40,8°C
- Niterói (RJ) – 40,5°C
- Rio de Janeiro – Marambaia (RJ) – 40,0°C
- Duque de Caxias – Xerém (RJ) – 38,8°C
- Rio de Janeiro – Galeão – (RJ) – 38,6°C
- Rio de Janeiro – Santa Cruz (RJ) – 38,6°C
- Rio de Janeiro – Jacarepaguá (RJ) – 38,4°C
- Picos (PI) – 38,1°C
- Silva Jardim (RJ) – 37,1°C
A cidade do Rio teve o dia mais quente do verão e do ano de 2026, registrando 40,8°C. Além da capital, Niterói e Seropédica também tiveram o dia mais quente da estação e do ano.
A terça-feira (13) será um dia de sol e calor em todo o Rio de Janeiro, segundo a Climatempo. O sistema de alta pressão se afasta do continente e as nuvens de chuva podem se desenvolver com mais facilidade. Por isso, apesar do sol, há previsão de pancadas de chuva isoladas, típicas de verão, que podem ser fortes e acompanhadas por raios.
A umidade relativa do ar ainda pode cair para em torno dos 30% à tarde.
A quarta (14) também será de tempo quente e abafado, com risco de temporais. Durante a manhã o sol ainda predomina, mas a partir da tarde há previsão de chuva forte, acompanhadas por raios e ventania.
Ainda assim, o tempo deve ficar abafado até o fim da semana.
Calor 3
A cidade do Rio de Janeiro segue no terceiro nível do Protocolo de Calor do município. Esse estágio é identificado quando as temperaturas variam entre 36°C e 40°C, com previsão de persistência ou aumento por, pelo menos, três dias seguidos.
O Calor 3 é o estágio que precede os dois níveis considerados mais críticos. O índice serve como aviso para que moradores e turistas intensifiquem os cuidados com a saúde.
Recomendações para a população
A recomendação das autoridades é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia e redobrar os cuidados com a saúde.
- Aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Consumir alimentos leves, como frutas e saladas;
- Utilizar roupas leves e frescas;
- Evitar bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar. Pode provocar desidratação;
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
- Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde;
- Não deixar de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
- Cuidados com pets: evite passeios entre 10h e 16h e cheque a temperatura do solo. Não esqueça de disponibilizar água fresca para o seu pet. Hidratação é fundamental;
- Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede.

