Nova Iguaçu promove ação de conscientização sobre segurança alimentar no Restaurante do Povo
No Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu uma ação de conscientização sobre a importância da alimentação para a saúde e o bem-estar. A iniciativa, realizada no Restaurante do Povo – Madre Teresa de Calcutá, no Centro, foi uma parceria das secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS) e de Saúde (SEMUS) e também abordou a campanha Outubro Rosa, alertando sobre a prevenção do câncer de mama.
“Esta ação tem como objetivo promover reflexões sobre o autocuidado feminino. É fundamental conscientizar as mulheres sobre a importância de uma alimentação saudável para a prevenção de doenças”, afirmou a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.
Antes do almoço, as frequentadoras receberam orientações sobre alimentação equilibrada com a equipe de Nutrição da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da SEMAS, além de informações e encaminhamentos para serviços socioassistenciais pelo RJ Acolhe.
As mulheres também tiveram acesso a serviços de saúde oferecidos pelo Consultório na Rua, como verificação de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, ISTs, hepatites B e C, sífilis e HIV, além de imunização contra tétano e gripe.
O cardápio do Restaurante do Povo é planejado por nutricionistas para oferecer refeições equilibradas, com proteínas, saladas e frutas variadas, evitando alimentos industrializados. “Servimos refeições pensadas para promover a saúde e a segurança alimentar”, explica a nutricionista da SEMAS, Tammires Campos.
Moradora do bairro Ouro Preto, a aposentada Célia Regina Machado do Nascimento conta que almoça pelo menos duas vezes por semana no Restaurante do Povo. Ela garante a qualidade do serviço oferecido.
“O ambiente é super limpo e tem uma oferta variada de alimentos, todos muito saudáveis. O restaurante é adequado para qualquer pessoa que queira fazer uma boa refeição”, garante Célia Regina, revelando seu segredo para para sua vitalidade aos 72 anos. “Eu não bebo, não fumo e procuro sempre me alimentar de forma saudável, além de praticar atividades físicas”.
Reaberto em dezembro de 2024, sete anos após ser desativado pelo Governo do Estado, o antigo Restaurante Popular oferece, diariamente, três mil refeições, sendo mil cafés da manhã e dois mil almoços. O funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), com os seguintes horários: café de manhã, das 7h às 9h, e almoço, das 11h às 15h.
Para garantir uma alimentação de qualidade, uma nutricionista acompanha o preparo das refeições. Os pratos contam sempre com duas opções proteicas, além de uma opção vegetariana. Além de servir refeições de qualidade por preços acessíveis, o restaurante, que fica na Avenida Governador Amaral Peixoto S/N, Centro, também promove serviços adicionais de promoção social e segurança alimentar.