30 de janeiro de 2026
CulturaEntretenimentoNotícias

No mês do carnaval, mini bloco e palhaços divertem as famílias na programação do CCBB educativo – Lugares de Culturas

 
Fevereiro chega trazendo a alegria do Carnaval com a arte da palhaçaria e também novas atividades na programação do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, no Centro Cultural Banco do Brasil RJ. A maior festa popular do país será celebrada com o desfile do mini bloco “Breque no Piripaque”. As novidades preparadas pela equipe de arte educadores incluem um super jogo de educação financeira, além de contação de novas histórias e atividades com base na arte da fotografia. Confira:
 
DESFILE DO MINI BLOCO “BREQUE NO PIRIPAQUE”:
O CCBB RJ recebe o cortejo carnavalesco do mini bloco “Breque no Piripaque”, que levará música, alegria e marchinhas para os corredores e foyer da instituição. A ação marca os dez anos do Projeto Roda de Palhaço, iniciativa que promove a integração entre arte e saúde em hospitais públicos do Rio de Janeiro, reafirmando o direito ao brincar garantido pelo ECA. Criado em 2016, o projeto realiza visitas semanais com palhaços profissionais em instituições, oferecendo momentos de descontração e acolhimento para crianças, famílias e profissionais de saúde. O bloco, que nasceu dentro dos hospitais, expande agora sua energia carnavalesca para o CCBB, convidando o público a cantar, dançar e celebrar junto. Apresentação única sábado dia 28 de fevereiro às 14h. Térreo do CCBB RJ.
PALHAÇARIA – ONOMATOCLOWNS
Já pensou como seria viver uma história em quadrinhos na vida real? O “Onomatoclowns” invade o CCBB RJ e convida o público a transformar o espaço em um grande jogo coletivo. A ação, conduzida por palhaços, convida pessoas de todas as idades a inventarem diálogos curtos, pensamentos e expressões típicas da linguagem das histórias em quadrinhos, estimulando a criatividade, o improviso e o riso compartilhado. Classificação: livre. Local: térreo CCBB.  Apresentações diárias. Mais Informações na Sala do Programa Educativo – 1º andar.
 
 
HORA DO CONTO – MANTO DE HISTÓRIAS
Manto de histórias é uma atividade de contação circulante. Um conto africano nos apresenta três viajantes que, após uma deliciosa refeição compartilhada, fazem uma grande descoberta. Venha também acompanhar Anan se e sua jornada em busca de histórias para compartilhar com sua aldeia! Tempo de duração: 30 min
Público-alvo: 5 anos. Local: Térreo e Ateliê Aberto do Educativo, 1º andar.  Classificação: livre. Sábados, domingos  às 14h.
 
 

JOGO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA – GASTA OU GANHA?

 

É um jogo de cartas criado para jogadores a partir de 7 anos que convida o público a refletir sobre educação financeira de forma divertida e interativa. Durante a dinâmica, cada participante assume um personagem e precisa tomar decisões sobre como gastar ou economizar suas moedas. Ao longo das rodadas, imprevistos surgem e impactam diretamente o planejamento de cada um, tornando o desafio ainda mais emocionante. O objetivo é simples: administrar os recursos e concluir a tarefa com o maior número de moedas acumuladas. Ao final, vence quem terminar com mais recursos. Um verdadeiro teste para a vida.  Sábados e domingos ao meio-dia no Atelier Aberto, 1º andar. Classificação a partir de 7 anos
 
 
 
Sobre o CCBB Educativo – Lugares de Culturas
O “CCBB Educativo – Lugares de Culturas” parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um programa educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.
O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.
 
Sobre o CCBB RJ  
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo  que você imaginar.
 

CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | Instagram: @ccbbrj | x.com/ccbb_rj | tiktok.com@ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo
 
Horário de funcionamento especial no Carnaval:
Sábado (14/2) e domingo* (15/2): aberto das 9h às 18h
Segunda (16/2) e terça (17/2): fechado
Quarta-feira de Cinzas (18/2): aberto das 12h às 20h.
*ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *