No compasso das campeãs, Governo do Estado do Rio marca presença em todas as frentes do Carnaval 2026
Da Sapucaí ao interior, planejamento inclui segurança, tecnologia, proteção às mulheres, atendimento a turistas e investimentos que fortalecem a cultura e a economia
O Carnaval 2026 chega ao Desfile das Campeãs, neste sábado (21/02), marcado por um amplo planejamento do Governo do Estado, que mobiliza uma grande estrutura de segurança, tecnologia e serviços para garantir proteção e tranquilidade aos milhões de foliões que passam pela Marquês de Sapucaí e por todo o território fluminense. Seguindo o mesmo compasso das baterias que encantam o público na Avenida, a operação integrada, iniciada meses antes da festa e intensificada durante os desfiles, consolida o maior esquema de segurança já realizado no estado. Ao todo, cerca de 26 mil agentes, entre policiais militares e civis, equipes do Segurança Presente e bombeiros, atuam em todas as regiões.
– O Carnaval é uma das maiores expressões da nossa cultura e também um evento de grande dimensão, que exige planejamento, investimento e presença do Estado. Trabalhamos com antecedência, aliando tecnologia, inteligência e efetivo nas ruas, para que moradores e turistas possam aproveitar essa festa com segurança e tranquilidade. O nosso compromisso é seguir atuando com responsabilidade e dedicação, porque o trabalho é a nossa batida – afirmou o governador Cláudio Castro.
Durante todo o período de Carnaval, o efetivo da Polícia Militar conta com o apoio de mais de 12 mil policiais militares nas ruas, sendo mais de 6 mil agentes empregados no interior, garantindo cobertura em todas as regiões. Somente na praia de Copacabana e na Marquês de Sapucaí, 1.600 policiais atuam no policiamento ostensivo com viaturas, motocicletas e patrulhamento a pé, tanto no entorno do Sambódromo quanto nas vias de acesso.
A segurança foi potencializada pelo uso de tecnologia de ponta. Pela primeira vez, 385 viaturas da Polícia Militar foram equipadas com câmeras de reconhecimento facial e sistemas de leitura de placas, permitindo a identificação em tempo real de foragidos da Justiça e veículos irregulares. O sistema é integrado a uma rede de 390 câmeras inteligentes instaladas em mais de 90 pontos estratégicos, incluindo o Sambódromo, megablocos e áreas de grande circulação de turistas.
Para ampliar a capacidade de monitoramento, o Estado implantou mais de 40 torres de observação e três Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), incluindo uma unidade móvel posicionada na própria Sapucaí. As estruturas permitem o acompanhamento em tempo real das ocorrências, garantindo respostas rápidas das equipes em campo. O esquema também conta com drones, aeronaves, motocicletas e patrulhamento especializado.
Prontidão
O Corpo de Bombeiros manteve o reforço com a atuação de 10 mil bombeiros de diferentes especialidades de prontidão até o fim da Operação Carnaval. Somente no Desfile das Campeãs no Sambódromo, 350 militares permaneceram em pontos estratégicos da avenida. Onze viaturas e equipes de intervenção rápida também estão espalhados pela passarela do samba. São especialistas em salvamento em altura, prevenção de incêndios e atendimento pré-hospitalar.
A Operação Lei Seca segue com a fiscalização em todo o estado e realiza testes de alcoolemia em motoristas, incluindo condutores de carros alegóricos. Já o Detran promove ações educativas na Sapucaí com o uso de simuladores e experiências interativas para conscientizar sobre os riscos da condução sob efeito de álcool.
Recorde de investimento
Além da segurança, o Governo do Estado investiu R$ 97 milhões no Carnaval 2026, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia. A expectativa é que a festa movimente cerca de R$ 6 bilhões e gere até 70 mil empregos diretos e indiretos. Com mais de 6 milhões de turistas e alta ocupação da rede hoteleira, o Rio de Janeiro reafirma sua posição como um dos principais destinos turísticos do país durante o período.
Acolhimento a turistas e proteção às mulheres e crianças
O atendimento aos turistas é outro destaque do planejamento. O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas reforça a presença nos principais pontos turísticos, aeroportos, rodoviária e no Sambódromo, com policiais capacitados para atendimento em sete idiomas. O aplicativo 190 RJ e a Delegacia Online também facilitam o acesso rápido aos serviços de segurança por visitantes estrangeiros.
As ações incluem ainda iniciativas específicas de proteção às mulheres, como a campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, conduzida pela Secretaria da Mulher, com distribuição de materiais informativos e orientação ao público. Equipes da Patrulha Maria da Penha e do Segurança Mulher atuam na prevenção, acolhimento e encaminhamento de vítimas, fortalecendo a rede de proteção durante toda a folia.
A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) reforça atuação com equipes em pontos estratégicos, como áreas de concentração e dispersão, realizando identificação de crianças com pulseiras, orientando às famílias, com apoio em momentos de grande aglomeração, como na passagem dos carros alegóricos.

