Niterói segue em alta na rota do ecoturismo
A cidade de Niterói é destino certo para os amantes do ecoturismo. Com paisagens exuberantes e mais de 50% do seu território protegido por decreto municipal o município tem 45 trilhas, a maioria localizada em unidades de conservação, como o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). Para atualizar as informações sobre o tema, a Prefeitura de Niterói vai lançar, até o fim do ano, nova edição do Guia de Trilhas. A primeira foi feita em 2020.
De acordo com o prefeito Axel Grael, a publicação é mais uma ferramenta para a promoção do ecoturismo, uso público nas unidades de conservação e estímulo à prática de esportes.
“A rede de trilhas de Niterói está entre as melhores do Brasil. Nosso primeiro guia foi lançado em 2020 e agora está mais robusto, com novos trajetos e novas unidades de conservação. Com o livro, esperamos reforçar o potencial da cidade para o ecoturismo e divulgar as diversas opções de lazer para a população e seus visitantes. O ecoturismo é uma tendência mundial e ajuda a alavancar o desenvolvimento econômico da cidade com sustentabilidade e inclusão”, afirma o prefeito.
Além do Guia de Trilhas, várias iniciativas ajudam a promover o município no cenário nacional e a atrair mais turistas. Entre elas, a criação do Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, na Enseada de Jurujuba. Uma comissão formada por técnicos de várias áreas da Prefeitura e representantes da sociedade civil está planejando o uso do local. O objetivo é criar uma estrutura com centro de visitantes, restaurante e pontos de observação da paisagem, reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade.
A comissão é liderada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson. Segundo ele, Niterói segue na sua vocação de promover desenvolvimento aliado com sustentabilidade.
“Com o novo parque, vamos poder proporcionar para a população uma verdadeira joia que antes estava restrita a imagens aéreas. E, com uma gestão qualificada, vamos manter o ecossistema todo preservado e gerar renda com o ecoturismo. É um ganho enorme para a população. É um lugar incrível que, em breve, todos poderão conhecer”, disse Robertson.
O presidente da Neltur, André Bento, ressaltou que Niterói assume cada vez mais sua potencialidade natural voltada para o Ecoturismo.
“A tendência do mercado é cada vez mais voltada para esta modalidade de turismo ambiental, que cresce mais de 20% em todo o mundo. Nosso potencial é muito grande para o Ecoturismo”, afirmou Bento.