4 de novembro de 2025
DESTAQUELeste MetropolitanoNiteróiNotíciasNotícias 24hs

Niterói: Roda de conversa e jornada médica marcam o fim da 9ª edição do Outubro Rosa de clínicas oncológicas

Além das ações realizadas ao longo do mês em alerta ao câncer de mama, a Oncomed inaugurou uma unidade para atendimento no Centro de Niterói

Orientação com informações atualizadas do câncer de mama, palestras de diversos influenciadores e os tradicionais eventos – todos gratuitos – realizados ao longo do mês para alertar sobre a doença. Além do projeto Yoga na Praia; da Jornada Médica; do Nosso Dia Pink; da roda de conversa com ricos momentos de interação, muita troca de experiências e emoção; e do apoio à Caminhada Outubro Rosa, a 9ª edição do Outubro Rosa da Oncomed e da PróOnco Mulher foi encerrada nesta quarta-feira, 29/10, com uma novidade que beneficiará muitos pacientes: a inauguração da unidade de atendimento da Oncomed no Centro de Niterói.
Será a quinta unidade da Oncomed, dessa vez, implantada junto à PróOnco Mulher, parceiras em frentes de cuidados médicos e na promoção de ações sociais e atividades que têm levado à população informações importantes sobre a prevenção e o tratamento do câncer. Entre elas está a Jornada Médica, que no último sábado, 25/10, reuniu no Hospital Icaraí 60 profissionais de saúde para a apresentação e discussão de casos clínicos com a equipe multidisciplinar e coordenadores.
Conduzido pelos oncologistas Victor Marcondes e Vivian Pontes (ambos da Oncomed) e pelo mastologista Rodrigo Souto, diretor da PróOnco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed, o evento contribuiu com informações não só para oncologistas, mas para médicos em geral, nas apresentações de especialistas de outras áreas, como os de imagem, que falaram sobre exames de ressonância e tomografia, entre outros. A ginecologista Silvia Veiga, que participou de oito das nove jornadas médicas, classificou esta 9ª edição como a melhor.

“A jornada nos trouxe conhecimentos de outros profissionais, como radiologistas que falaram de novos detalhes nos exames diagnósticos, e a radio-oncologista que muito contribuiu com atualizações no mundo da radioterapia. E o formato de perguntas e respostas permitiu uma interação ainda maior com a plateia. Esta 9ª edição foi mesmo muito enriquecedora”, disse a médica, destacando a apresentação da radio-oncologista Ana Beatriz Ribeiro, responsável técnica pela radioterapia da Oncomed.

A importância da equipe multidisciplinar

O trabalho da equipe multidisciplinar no tratamento do câncer foi também o tema principal da roda de conversa realizada no último dia 23/10, na unidade São Francisco da Oncomed. O mastologista Rodrigo Souto deu as boas-vindas às cerca de 50 pessoas (a maioria pacientes em tratamento ou já de alta) que participaram do evento, exibindo um vídeo de 15 minutos especialmente produzido para o encontro para mostrar o protocolo percorrido por pacientes de câncer que precisam passar por quimioterapia e radioterapia. Após a ida ao mastologista e ao cirurgião para a biópsia, há as consultas com os profissionais da enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição e fisioterapia.
Ao fim do vídeo, a psicóloga e psicanalista Christiane Couri, coordenadora do serviço de psicologia da Oncomed, convidou os presentes a contribuírem com falas sobre os trechos que tiveram identificação. “Vimos o ginecologista frio e o psicólogo que não ouve a paciente, quando o importante nesse tratamento desafiador é oferecer amparo e acolhimento para que todos se sintam seguros. E é exatamente o que buscamos na Oncomed investindo em um ambiente humanizado, porque as pessoas chegam sem chão e devemos mostrar a elas que a vida continua, que estamos juntos, que precisamos encontrar saídas. A pessoa pode até cair, mas tem que se levantar e insistir porque não temos a opção de desistir. Há os que recorrem à arte, à religião, ao esporte… Cada um acaba encontrando um caminho de se reconectar, e a psicologia está aí também para isso: ajudar a se recompor. E vendo aqui vocês sorrindo, conectadas, é a certeza disso”.

Em seguida, a farmacêutica Flávia Barros – que coordenou a roda de conversa com Christiane Couri e Rodrigo Souto – falou da importância do paciente ir às consultas acompanhado. “Muitos chegam abalados, o que dificulta o entendimento das orientações. Até porque são diversos profissionais responsáveis pelo primeiro contato com o paciente antes das químio e rádio. Por isso recomendamos sempre vir com um familiar ou amigo em condições de assimilar melhor e contribuir para tornar a jornada mais leve. E mais: o paciente é o protagonista, não deve ter vergonha de perguntar, de buscar todos os esclarecimentos sobre o tratamento e de pedir ajuda quando se sentir mal.”

Plateia interage falando das experiências no tratamento

A primeira da plateia a falar da sua experiência foi a aposentada Sylvia Rosanne Trindade, 66 anos e que descobriu um câncer de intestino em 2023, quando chegou à Oncomed para o tratamento, e se diz eternamente grata por tudo o que viveu e vive na clínica.

“Eu vinha sozinha, mas fiz muita amizade aqui dentro, onde a gente tem muito acolhimento e é tratada não como um número. Dos porteiros aos médicos, todos me chamam pelo nome, e isso me renova. Eu me sentia muito importante quando chegava para fazer as químios e via o meu nome nas pratileirinhas porque aquilo era para mim, era a minha cura. Eu sempre fui muito acolhida, e sinto isso até hoje. Agradeço muito a doutora Ana Lúcia, psicóloga que me assiste e nunca desistiu de mim. Ela me deu muita força, mesmo eu, em vários momentos, trazendo situações que era para ela ter desistido, ter me dito que eu ficaria sozinha. Mas não, não estou sozinha. Estou com todos vocês”, concluiu Sylvia emocionada.
Diversas pessoas na plateia elogiaram o médico Rodrigo Souto que, como mastologista, é sempre o primeiro profissional a receber pacientes ainda na fase de suspeita ou já com o diagnóstico de câncer. Paciente do SUS, Tereza Santos agradeceu não só a ele, mas também à Oncomed pelo tratamento do câncer de mama a ela dispensado. “Cheguei à clínica pelo Hospital Oceânico, que é da Prefeitura de Niterói, e encontrei muita gente boa pelo caminho. Tive um tratamento de primeira, com um acolhimento maravilhoso que nos faz caminhar com segurança”.
Reforçando a fala da Tereza, a coordenadora Christiane Couri lembrou que segurança é fundamental para a cura do paciente. “A gente fica mal quando está inseguro, e precisamos desta arte de trazer segurança. E isso tem muito a ver com o Outubro Rosa, que significa prevenção e reflexão. Como vocês seguem vivendo? É muito importante se reconectar, se cuidar, ter amor próprio e seguir”, ressaltou Chistiane Couri. As falas da plateia foram fechadas pela corretora de imóveis Simone Carvalho, 50 anos, que chegou à Oncomed há um ano também pelo SUS para tratar um câncer de mama, e destacou o acolhimento. “Foi incrível quando entrei pela primeira vez na clínica. Me deu muita vontade de viver! É tanto acolhimento, que encontramos força onde nem sabíamos que tínhamos. Aqui sou tratada com a mesma honra de um paciente particular. Só tenho o que agradecer, e para expressar a minha gratidão, bati tanto o sino na cerimônia que marca o fim das sessões de radioterapia, que arrebentei a corda que toca o sino”, recordou Simone com um misto de emoção e alegria, acompanhada do marido Anderson Gonçalves.
Aproveitando a fala da Simone, Christiane Couri ressaltou a importância dos pacientes terem o desejo de viver. “Temos que sobreviver com o que temos, lidar com as dificuldades para atravessar os desafios, se dando a oportunidade de viver”. Encerrando a roda de conversa, Rodrigo Souto lembrou da necessidade de mudança do estilo de vida. “O Outubro Rosa é sinônimo de prevenção, nos alerta sobre a importância de se manter uma alimentação saudável e atividades físicas para evitar o sobrepeso, de prestar solidariedade ao próximo e de não deixar de fazer os exames preventivos. Afinal, sem prevenção muitas não estariam aqui hoje em condição de chegar sequer perto da cura”, alertou Rodrigo Souto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *