1 de setembro de 2025
Baixada FluminenseEsportesNilópolisNotícias

Nilópolis sedia quatro competições dos Jogos da Baixada neste sábado

Há 26 anos, os Jogos da Baixada movimentam a área esportiva da Baixada Fluminense. Este ano, a cidade de Nilópolis detém o quinto lugar nas competições do evento, promovido pelo jornal O DIA, com apresentação do Sesc, patrocínio ouro da Light, Lei de Incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro e patrocínio prata da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Governo Federal.

No sábado, dia 30 de agosto, a Vila Olímpica vai receber atletas das 13 cidades da região que irão disputar a final das competições de futebol de campo masculino, handebol feminino, atletismo feminino e masculino e o paraolímpico feminino. Todos na categoria sub 14. As disputas serão em horários simultâneos, a partir das 9h até as 16h. A Vila Olímpica fica na Rua José Martins, s/n, no bairro Frigorífico.

O secretário de Esporte e Lazer, Paulo Roberto Moraes, acredita que ‘o esporte salva’ e afirmou que o prefeito Abraãozinho dá pleno apoio a todas as iniciativas que promove na Vila Olímpica de Nilópolis Marcos Fernandes.

As disputas reúnem atletas dos 13 municípios da Baixada Fluminense: Mesquita, Nilópolis, Itaguaí; Paracambi, Japeri, Seropédica; São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados; Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé e Mangaratiba.

Sobre o projeto

A primeira edição do projeto foi realizada em 1998, com o objetivo de criar oportunidades e abrir caminhos para futuros atletas olímpicos. Na época, para participar, era necessário ter no mínimo 16 anos e estar vinculado a alguma federação da modalidade disputada.

Após a segunda edição, passou a integrar oficialmente o calendário esportivo do Estado do Rio de Janeiro, consolidando-se como o maior evento sócio-esportivo da Baixada Fluminense.

Já na terceira edição, em 2000, a idade mínima para participação foi reduzida para 13 anos, uma mudança estratégica que marcou o início de uma nova fase voltada à formação de jovens atletas, fortalecendo o caráter educativo e inclusivo da competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *