8 de outubro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNilópolisNotícias

Nilópolis promove ação educativa de trânsito para crianças

Atividade juntou brincadeira, ensino e divertimento, com escolha de agente mirim

“O trânsito é importante”, a frase, dita por crianças que estavam na Praça Vereador Orlando Hungria mais conhecida como Praça dos Estudantes, ecoou no local nesta quarta-feira (1/10). Em Nilópolis, o mês das crianças iniciou com uma ação inédita de conscientização sobre segurança no trânsito em celebração à Semana de Trânsito, promovida pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Transporte, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

As crianças participaram de dinâmicas com tabuleiro educativo de trânsito e conversas sobre como atravessar na faixa de pedestre, a importância do uso de cinto de segurança, os perigos de andar de moto sem capacete, os riscos de dirigir usando o celular e outros. Panfletos informativos e cadernos de pintura foram distribuídos à garotada.

Pedro Henrique Mendes, de oito anos, foi escolhido para ser agente de trânsito mirim. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ele se considera um grande admirador do trabalho realizado pelos agentes. “Estou muito feliz por representar o agente nessa semana tão importante para o trânsito. É necessário para salvar vidas.”

 

O agente de trânsito e coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito da SEMTRAN, Nilton Marques, ensinou algumas regras para os estudantes. “Estamos aqui para mais uma ação complementar da Semana Nacional de Trânsito, com atividade educativa, que consiste na parte lúdica e palestras educativas sobre as normas de trânsito e o comportamento adequado.”

“O nosso objetivo foi orientar as crianças para que repassem aos seus pais informações sobre o uso correto da cadeirinha e do cinto de segurança, práticas consideradas essenciais e amparadas pela legislação”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanessa Mata.

 

Durante a tarde, houve a entrega da primeira vaga de estacionamento exclusiva para autistas, na Praça dos Estudantes. Além disso, quem quis pôde solicitar no local a credencial de estacionamento, emitida na hora. “As vagas prioritárias são destinadas aos pais de crianças com autismo. Para ter acesso, é necessário apresentar o laudo médico comprovando o diagnóstico e realizar o cadastro para obter a carteirinha específica”, disse Vanessa.

Para receber a credencial de estacionamento, basta ir ao Detran de Nilópolis, localizado na rua Pedro Álvares Cabral, nº 561, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *