Nilópolis inaugura Centro de Controle Operacional
Mais de cem câmeras estão monitorando a cidade 24 horas por dia
O município ganhou um novo reforço na segurança com a inauguração do Centro de Controle Operacional de Nilópolis (CCON) e a formatura de novos guardas municipais, nesta segunda-feira (3/11), na sede da Secretaria de Segurança Pública. Com um dos sistemas mais tecnológicos da região, agora a cidade está totalmente monitorada por câmeras, inclusive as que dispõem de tecnologia para fazer reconhecimento facial.
O monitoramento já funciona 24 horas por dia. Os agentes podem acompanhar em tempo real o fluxo de pessoas e veículos, com o objetivo de prevenir crimes e garantir uma resposta rápida às ocorrências. Os servidores da Secretaria Municipal de Segurança vão identificar situações suspeitas e acionar de forma imediata as equipes operacionais da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e de outros órgãos parceiros.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Abraãozinho, do vice-prefeito Alvinho, do deputado federal Ricardo Abrão, do deputado estadual Rafael Nobre, de secretários municipais, vereadores e outras autoridades convidadas.
“É com grande satisfação que inicio este dia celebrando a entrega de equipamentos de extrema importância para o combate à criminalidade em nossa cidade. Reforço a importância da integração entre as forças de segurança com a 57ª Delegacia de Polícia e as demais instituições, assim como o programa Proes, que há dois anos conta com oito viaturas para auxiliar a Polícia Militar no patrulhamento de nossas ruas. Tenho convicção de que todas essas iniciativas, em conjunto com a atuação do 20º Batalhão e da 57ª Delegacia, contribuirão para a redução dos índices de criminalidade em nossa cidade.”
São 168 câmeras que integram um sistema capaz também de fazer leitura de placas de veículos. As principais vias de acesso e de passagem pelo município, como Estrada Mirandela, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio José Bittencourt e Avenida Getúlio de Moura, estão monitoradas.
O secretário de Segurança Pública, coronel Francisco D’Ambrosio, parabenizou sua equipe. “Quero parabenizar vocês que estão se formando. Eu passei por três municípios na Baixada e essa guarda é a melhor da Baixada Fluminense. Vocês têm um compromisso muito grande em estar honrando hoje essa vestimenta da guarda municipal de Nilópolis, então vocês têm um dever enorme de salvar vidas, de somar no combate, a partir de hoje, a segurança pública da nossa cidade.”
O sistema de monitoramento também atende a outras secretarias, como Defesa Civil, Transportes, Saúde e Serviços Públicos. Com o uso desses equipamentos, os agentes de trânsito da Secretaria de Transportes podem identificar as placas de automóveis, caminhões e motocicletas que estejam irregulares ou infrinjam as normas de trânsito, com a consequente aplicação de multas.
As câmeras instaladas perto de locais historicamente problemáticos após chuvas fortes, com deslizamento de encostas, alagamentos, ventos fortes e outras dificuldades decorrentes de eventos climáticos extremos, poderão ajudar a Secretaria de Defesa Civil a programar rotas alternativas de saída para os moradores dessas localidades, facilitando o deslocamento da população em segurança.
Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSERP) poderá prevenir e vigiar locais que são usados para descarte irregular de lixo urbano. E até as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que circulam transportando pacientes terão informações sobre as vias com melhores condições de tráfego, o que tornará mais rápido o socorro às vítimas.
Nilópolis também é conhecida por ser uma das cidades mais seguras da Baixada Fluminense. Ana Maria Silva, de 54 anos, mora em frente à Secretaria de Segurança há 35 anos. Ela foi conferir de perto a sala de monitoramento e comemorou mais uma conquista para o município.
“Observamos um aumento preocupante da violência no estado. Quanto mais segurança, melhor para a população. A população se sente vulnerável, até mesmo em suas casas. Saber que as autoridades trabalham em prol da segurança nos traz felicidade e maior sensação de segurança. Amo a cidade de Nilópolis por isso. Nilópolis é um dos municípios onde me sinto mais segura. Morar em frente à Guarda Municipal é excelente. Tive a oportunidade de conhecer o centro de monitoramento e achei maravilhoso. Nossa cidade está muito bem monitorada, o que aumenta nossa segurança”, disse a empresária.
Formatura de Guardas Civis
Além da solenidade, a manhã também foi marcada com a formatura de dez guardas municipais e agentes da Ronda Ostensiva Municipal. Três deles se destacaram durante os três meses de curso. Ramon Fernandes Barreto conquistou o primeiro lugar, Aline Barros Tolentino ficou em segundo e José Roberto Gomes Nogueira em terceiro. O juramento ficou por conta do inspetor da Guarda Civil Municipal, Celso Theodoro de Oliveira.
Ramon Fernandes, de 36 anos, está há quatro anos focado na área de segurança pública. Ele se empenhou para conquistar o primeiro lugar. “Tivemos ótimas instruções com o comandante da guarda. É o fim de um ciclo que demorou, mas chegou ao fim com êxito. Eu espero para o futuro uma carreira boa. Todo mundo aqui tem muita qualificação, ajudam o outro sempre e, junto com a polícia civil, polícia militar, conseguir diminuir os índices criminais, é o que a gente veio fazer na área de segurança pública.”

