Nilópolis celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição
Missa solene comemora data com presença do prefeito Abraãozinho, do vice-prefeito Alvinho e demais autoridades
Nilópolis celebrou neste domingo, 8 de dezembro, o dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Durante todo o dia houve várias missas e a das 10h30, solene, foi ministrada pelo bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, junto com os frades da igreja Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida. Estavam presentes o prefeito Abraãozinho, o vice-prefeito Alvinho, os deputados, Ricardo Abrão, federal, Rafael Nobre, estadual, secretários municipais e vereadores que se juntaram à comunidade católica.
No pátio de entrada da paróquia, que completou 105 anos, os fiéis podiam apreciar alguns dos 30 presépios que estão em exposição na Capela São Mateus, todos os sábados até 10 de janeiro, sempre a partir das 14h. Entre as várias representações físicas do nascimento de Jesus Cristo, montada com figuras que incluem Maria, José, o Menino Jesus na manjedoura, os reis magos, pastores e animais, está um presépio vindo da Alemanha. A capela fica na Rua Antônio Cardoso Leal, 241, no Centro.
O Coral Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, regido pelo maestro Anderson Melo, interpretou hinos e emocionou a plateia, especialmente no ato penitencial, ao entoar Kyrie Eleison, uma oração cristã em grego que significa ‘Senhor, tende piedade (de nós) ’ e remonta aos primeiros séculos da fé cristã, e a prece latina Anima Christi, traduzida como Alma de Cristo, logo após a Comunhão.
Ao discursar ao final da solenidade, o prefeito Abraãozinho agradeceu a Deus e a Nossa Senhora pela data e pela vida, saudou os fiéis, as autoridades políticas e eclesiais e lembrou que é devoto de Nossa Senhora. “É muito importante este momento de fé. Vamos pedir a Nossa Senhora da Conceição que olhe por nós. E peço que todos rezem por mim e por nosso grupo político, para que possamos ter sabedoria e discernimento para realizar uma boa gestão”, afirmou Abraãozinho, reconhecendo ainda a importância da presença de Dom Gilson.
O bispo, por sua vez, exaltou a figura de Maria na Baixada Fluminense. “ Nossa diocese compreende sete municípios e destes, quatro têm Nossa Senhora da Conceição como padroeira: Nilópolis, Japeri, Queimados e Belford Roxo”, listou Dom Gilson, salientando que o grande mistério de Maria foi se fazer querida no coração de Deus como serva do Senhor.
Ele ressaltou que em seu papel de serva, Maria entendeu que tudo que é dela é de todos e o que Deus nos deu é para multiplicar com os outros. “ Assim teremos menos depressão, ansiedade. Vamos pedir a Deus que a sabedoria que vem do altíssimo oriente o governante de Nilópolis e os legisladores e que eles também se deixem guiar”, orou o bispo diocesano. Toda a missa teve tradução para a língua brasileira de sinais, inclusive as orações em grego e em latim.

