Na Jornada Acadêmica 2025, da Faeterj Paracambi, secretário de CT&I destaca ações da pasta
Começou, nesta segunda-feira (12/5), a Jornada Acadêmica 2025, uma realização da @faeterjparacambi. Na abertura, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação destacou as ações da pasta e falou sobre o trabalho do prefeito Andrezinho Ceciliano para trazer oportunidades para a população.
“A Fábrica do Conhecimento é o local ideal para começar a mudar a cultura da cidade, trazendo Ciência, Tecnologia e Inovação. Vamos ter um projeto voltado para o empreendedorismo e uma escola de startups. O que nós temos que fazer é dar oportunidade a esse jovem de se desenvolver, a partir da sua ideia, e transformar isso em uma empresa. Dessa forma, vamos conseguir, conforme o prefeito orientou, incentivar a tecnologia e a inovação no território”, ressaltou Senna.
A abertura também contou com a presença dos secretários municipais de Cultura, Nelson Freitas, de Juventude e Comunicação, Jean Fernandes, e de Meio Ambiente, Helio Vanderlei.
A diretora da Faeterj Paracambi, Márcia Lie, explicou sobre o evento. “É uma atividade que vai muito além da teoria: ele é planejado, organizado e coordenado pelos próprios alunos, com o apoio dos professores e coordenadores dos cursos de graduação da Faetec”, disse ela, acompanhada da próxima diretora Janaína Vettorazzo.
Os coordenadores de outras instituições que fazem parte da Fábrica do Conhecimento também participaram da abertura: IFRJ Paracambi, com o professor David Pires; polo Cederj/Cecierj, com o professor Pablo; Escola Municipal Villa Lobos; e ETE Paracambi, com a professora Laila.
O evento, que tem foco em inclusão e acesso ao saber, segue até quinta-feira (15/5). Este ano, o tema é “Sociedade, Saberes e Democratização do Conhecimento”, com uma programação diversificada, incluindo palestras, rodas de conversa, oficinas práticas e atividades culturais.
A comissão organizadora do evento reúne professores e coordenadores dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Ambiental, além de estudantes da Faeterj, integrantes do Coletivo Sankofa (coletivo negro da instituição) e representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE).
O objetivo do evento é ampliar o debate sobre o acesso ao conhecimento e o papel da educação na construção de uma sociedade mais igualitária. Nesse contexto, o estudante assume um papel de protagonismo, trabalhando a organização do evento e vivenciando, na prática, habilidades como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos.
O evento é gratuito e aberto ao público. A programação completa está disponível nos canais oficiais da Faeterj Paracambi.