MPRJ prende 3 de quadrilha do golpe do consignado que fez vítimas em 12 estados

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciou nesta quinta-feira (29) a Operação Consig, contra uma quadrilha que lesou aposentados em pelo menos 12 estados com o golpe do empréstimo consignado. Até a última atualização desta reportagem, 3 pessoas tinham sido presas.

Foram identificados registros de ocorrência contra os denunciados em delegacias do Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Amapá, Goiás e Tocantins.

Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) saíram para cumprir, no total, 7 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada.

Segundo a denúncia do Gaeco, os golpes eram aplicados pela Start Vip Consultoria Crédito, com sede em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. Os alvos eram aposentados ou pessoas com pouca instrução financeira.

Como era o golpe

Os criminosos ligavam para as vítimas e afirmavam haver dívidas no nome delas, mas era tudo mentira. Na sequência, ofereciam uma portabilidade para esse débito: caso transferissem a cobrança para a Star Vip, teriam condições mais vantajosas para quitá-la, como menos parcelas. Para a operação, contudo, os aposentados teriam de contrair um empréstimo consignado e transferir tudo ao golpista.

Outra modalidade do golpe, de acordo com o MPRJ, era ligar oferecendo investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *