Mostra no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, celebra força feminina no Outubro Rosa
A mostra fotográfica “Retratos de Coragem”, em cartaz no Espaço de Exposição do Parque dos Pássaros, integra a programação da Campanha Outubro Rosa em Rio das Ostras. Na inauguração do evento, realizada na tarde de sexta-feira, dia 3, uma roda de conversa reuniu pacientes oncológicas, além de pessoas interessadas no tema.
Fotografadas por Ákilla Ribeiro, da equipe de Assessoria de Comunicação da Prefeitura, essas mulheres são exemplos de força e resiliência no enfrentamento da doença. Por meio da exposição, é possível acompanhar um pouco da jornada das pacientes e reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A roda de conversa, que foi coordenada pela presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, contou com a participação de mulheres integrantes do Projeto Viver com Amor, parceiro da exposição. Durante esse momento, elas puderam partilhar experiências de superação e coragem.
Presidente do projeto, Janaína Salles enfrentou o câncer de mama e diz que a coragem vem do amor. “Falo para todas as mulheres que participam das nossas reuniões: é preciso não se deixar abater. Haverá dias em que elas não vão se sentir bem e, nessas horas, é preciso buscar alguém que possa nos ouvir e entender. O importante é não desistir e procurar viver com alegria”, enfatizou.
Paciente oncológica há quatro anos, a vice-presidente do projeto, Adriana Gonçalves, agradeceu à Fundação de Cultura pelo “abraço” recebido por intermédio da mostra. “Participar dessa sessão de fotos foi algo muito bom. “Pudemos deixar a tristeza, a mágoa e nossos problemas de lado e nos olhar um pouco, ter um momento de autoestima e cuidado”, contou.
Fundado há dois anos, o Viver com Amor conta com 134 integrantes de Rio das Ostras e outros municípios da Região dos Lagos. Durante o período em que a exposição vai ficar em cartaz, até 2 de novembro, haverá uma série de atividades no Parque dos Pássaros, como oficinas e rodas de conversas, algumas delas em parceria com o coletivo Conexão Mulher.