Morre o dublador José Santana, voz de Chuck Norris e ‘Super amigos’, entre outros personagens
Ele tinha 83 anos; causa da morte não foi confirmada
Morreu neste último domingo (7), aos 83 anos, o dublador José Santana. Ele foi a voz no Brasil de diversos personagens da TV e do cinema, como a do ator Chuck Norris. A notícia foi confirmada por sua neta, Letícia Gomes, por meio das redes sociais. A causa da morte não foi informada.
Era de Santana a voz que dizia “Enquanto isso, na Liga da Justiça….”, na série de animação “Super amigos”. Além disso, ele dublou o diretor Symour Skinner e o mafioso Tony Gordo, de “Os Simpsons”. Foi o Hector Elizondo, de “Um tira da pesada”, o Doc, de “Todo mundo odeia o Chris”, Logan Roy (Brian Cox), da série “Succession”, entre muitos outros personagens.
José Santana nasceu no Rio e começou a carreira como locutor esportivo no rádio Agulhas Negras, em Resende. Passou também pelas rádios Relógio, Eldorado e Guanabara. No início dos anos 1970, foi para a Rádio Nacional e fez parte da equipe da extinta TV Tupi.
Ingressou na dublagem em 1972, e logo se tornaria diretor da Herbert Richards, um dos estúdios mais importantes da época. Também trabalhou no Telecine, Audio Corp, Audio News, Drei Marc e Som de Vera Cruz.
Em sua homenagem, Letícia Gomes, sua neta, escreveu nas rede : “Hoje enfrentei um dos dias mais difíceis da minha vida… você sempre me dizia para ser forte, para não abaixar a cabeça… sei que você viveu intensamente […] não é um adeus, é um até logo… Te amo além da vida…”, escreveu num post emocionado.