Morre Mary Quant, estilista que fez da minissaia um hit na década de 1960
A estilista britânica Mary Quant, que revolucionou o mundo da moda ao popularizar a minissaia na década de 1960, morreu nesta quinta-feira aos 93 anos, anunciou sua família.
Ela foi uma das figuras mais influentes no cenário da moda da década de 1960 e é creditada por tornar a moda acessível às massas com seus designs elegantes e vibrantes.
Mary Quant, uma figura importante do movimento de efervescência cultural “Swing Sixties”, morreu pacificamente em sua casa no condado de Surrey, ao sul da Inglaterra, disse sua família. Ela foi “uma das estilistas mais conhecidas do século 20 e uma inovadora excepcional”, afirmaram os familiares.
Essa loja de roupa e acessórios tornou-se rapidamente um ponto de encontro de jovens e artistas, atraindo celebridades como os Beatles, os Rolling Stones, Brigitte Bardot e Audrey Hepburn.
Seu estilo era facilmente reconhecível, com sua famosa franja marrom, obra do cabeleireiro Vidal Sassoon.
Mary Quant era conhecida, sobretudo, por seus desenhos de vestidos e saias curtíssimos, com linhas simples e cores vivas. Mas ela também ficou famosa pelos shorts, pelas capas de chuva de plástico e pelas maquiagens coloridas.
“Acontece que minhas roupas combinam perfeitamente com a moda adolescente, com pop, bares e clubes de jazz”, comentou em “Quant by Quant”, sua primeira autobiografia, publicada em 1965.