Morre estilista Giorgio Armani, aos 91 anos
O estilista italiano Giorgio Armani, fundador da marca Armani, morreu nesta quinta-feira (4), aos 91 anos. A informação foi confirmada pela casa de moda em um comunicado nas rede sociais.
“Sr. Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração pelos funcionários e colaboradores, faleceu pacificamente, cercado pelos seus entes queridos. Incansável, trabalhou até os últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções, aos diferentes e sempre novos projetos no ser e no ser”, escreveu a empresa.
Conhecido como “Re Giorgio” — Rei Giorgio — o estilista supervisionava cada detalhe de sua coleção e aspecto do negócio, conduzindo uma empresa que faturava cerca de 2,3 bilhões de euros (aproximadamente R$ 14,6 bilhões) por ano.
O italiano estava doente há alguns meses. Ele, inclusive, não participou pela primeira vez na carreira do famoso desfile da Semana de Moda Masculina de Milão, em junho deste ano.
O “Rei Giorgio”, construtor de um império na indústria do luxo, destacou-se pela produção de vestuários de alta-costura. Além das roupas exclusivas, o grupo Armani também é referência no mercado em acessórios, perfumes, joias, além de arquitetura de interiores e hotéis de luxo em cidades como Milão, Paris, Nova York, Tóquio, Seul e Xangai.
“Ao longo dos anos, Giorgio Armani criou uma visão que se expandiu da moda para todos os aspectos da vida, antecipando os tempos com extraordinária clareza e precisão. Ele foi movido por uma curiosidade inexorável, atenção para o presente e as pessoas. Nesta jornada ele criou um diálogo aberto com o público, tornando-se uma figura amada e respeitada por sua capacidade de comunicar com todos. Sempre atento às necessidades da comunidade, ele se comprometeu em muitas frentes, principalmente com sua amada Milão”, seguiu a empresa.
O grupo informou que uma câmara funerária será montada no sábado (6) e no domingo (7) em Milão. Posteriormente, ocorrerá um funeral privado em data não especificada.
O ministro da Cultura italiano, Alessandro Giuli, prestou homenagem a “uma figura destacada da cultura do país, capaz de transformar a elegância em uma linguagem universal”.
“Não foi apenas um mestre da moda, mas também um reconhecido embaixador da identidade italiana em todo o mundo”, afirmou.
Trajetória de Giorgio
Nascido em Placência, na Itália, em 1934, Armani chegou a frequentar por dois anos a faculdade de medicina e realizar obrigações militares antes de entrar na carreira da moda.
Ela lançou sua primeira coleção masculina em 1974 e, no ano seguinte, a primeira linha feminina, dando início a sua carreira no setor. Mas, foi em 1980, que aconteceu sua ascensão a fama, quando assinou o figurino do filme “Gigolô Americano”, estrelado por Richard Gere.
Na sequência, diversos atores e atrizes utilizaram suas produções como Lady Gaga, Leonardo DiCaprio, Beyoncé, George Clooney, entre outros. Sua assinatura também se estendeu ao universo esportivo, ao vestir equipes como o Chelsea, da Inglaterra, e ao lifestyle, com hotéis de luxo em Milão e Dubai.