Morre Alan Sanches, deputado estadual da Bahia, aos 58 anos
Parlamentar sofreu uma parada cardíaca
O deputado estadual da Bahia, Alan Eduardo Sanches dos Santos (União Brasil), morreu neste sábado (17), aos 58 anos. O parlamentar estava em casa, em Salvador, e sofreu uma parada cardíaca.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ele não resistiu aos ferimentos.
O político foi eleito deputado estadual quatro vezes, chegou a ser líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e recebeu o Troféu Destaque Parlamentar. Antes de ocupar uma cadeira no Legislativo Estadual, foi vereador de Salvador e presidente da Câmara Municipal da cidade.
Ele era formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e se especializou em Ortopedia. Sanches é pai do vereador de Salvador Duda Sanches.
O velório foi restrito para a família. Neste domingo (18), haverá uma missa aberta ao público na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O sepultamento será no Cemitério Jardim da Saudade, no domingo, às 14h.
Políticos lamentam morte
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), publicou nas redes sociais que recebeu com tristeza a notícia da morte de Alan Sanches.
“Mesmo estando em campos políticos opostos, sempre tive uma relação muito respeitosa com Alan, marcada pelo diálogo e espírito democrático”, escreveu o governador.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também lamentou a morte do parlamentar. Além de colegas de partido, eles eram amigas e estiveram juntos dias antes, na Lavagem do Bonfim.
“Sua postura séria, seu equilíbrio e sua coragem em defender aquilo que acreditava sempre mereceram meu respeito e minha admiração”, escreveu.
“Neste momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos aqueles que foram tocados por sua atuação pública e pelo seu exemplo de integridade. Deixo um abraço muito especial a Duda, Leo, Vitor e Bruna, filhos de Alan”, acrescentou.
Em nota, o partido União Brasil lamentou a morte do deputado e destacou a trajetória pública marcada pela “dedicação, seriedade e compromisso com a Bahia”.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, decretou luto oficial de três dias.
“Alan sempre foi um companheiro de longas datas, parte da minha caminhada e da minha história. Fui eleita deputada junto com Alan pelo PMDB. Chegamos juntos ao PSD, dividimos o dia a dia no parlamento sempre com muito carinho, respeito, diálogo e consideração mútua. Ele tinha um jeito único de estar presente: com alegria e humanidade. Amigo generoso, pai amoroso e deputado dedicado”, escreveu nas redes sociais.
“Peço a Deus que conforte o coração de seus familiares, seus filhos Vitor, Léo, Bruna e Duda, amigos e de todos que hoje sentem essa dor tão profunda. Que Alan seja recebido com luz e paz, e que sua memória siga viva entre nós, como exemplo de humanidade e respeito”, disse.

