MetrôRio registra 4 milhões de embarques durante oito dias de megaoperação para o carnaval

Houve um aumento de 3% no número de embarques em relação a 2024. A estação mais movimentada foi a Central do Brasil/Centro, com 271 mil entradas

 

 

Em mais uma edição do carnaval carioca, o MetrôRio reforçou que é a melhor opção de transporte rápido e seguro para os foliões. Foram oito dias de megaoperação, mais de 180 horas de funcionamento ininterrupto e 4 milhões de embarques de passageiros. Essa marca de embarques, que inclui o período do Desfile das Campeãs, representou um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2024.

 

Ao todo, foram realizadas cerca de 5.748 viagens, totalizando mais de 1,1 milhão de quilômetros percorridos pelas composições, o equivalente a 29 voltas ao redor da Terra. A circulação das linhas 1, 2 e 4 do metrô manteve-se regular, sem intercorrências, ao longo de todo o carnaval.
 

Entre o dia 28/02 (sexta-feira) e 05/03 (Quarta-feira de Cinzas) e 08 e 09/03 (Desfile das Campeãs), as estações com maior movimento foram: Central do Brasil/Centro (271 mil embarques), Carioca/Centro (266 mil embarques), Botafogo (237 mil embarques), Jardim Oceânico (232 mil embarques) e Pavuna (224 mil embarques). Já o dia de maior movimentação de passageiros foi no sábado de carnaval (01/03), com mais de 654 mil embarques em todo o sistema metroviário.
 

A praticidade do pagamento digital nas catracas do metrô foi destaque em mais um ano de carnaval. O método NFC (Near Field Communication) registrou 888 mil embarques nos oito dias de operação especial. O uso da tecnologia por aproximação representou 24% dos passageiros pagantes, superando o registro de pagamento com cartão unitário (12%). O recorde de pagamento por aproximação deste ano foi no domingo de carnaval (02/03), com 191 mil embarques realizados

 

A praticidade do pagamento digital nas catracas do metrô foi destaque em mais um ano de carnaval. O método NFC (Near Field Communication) registrou 888 mil embarques nos oito dias de operação especial.

 

Do planejamento à operação 24h

Para oferecer uma operação especial com precisão, agilidade e eficiência, a concessionária iniciou o planejamento em setembro do ano passado, realizando diversas reuniões estratégicas e envolvendo todas as áreas, com especial atenção às equipes de atendimento, operação e manutenção.

 

Com a proximidade do evento, as equipes intensificaram as ações de manutenção preventiva na frota de trens, incluindo a revisão do sistema de ar-condicionado e outros componentes essenciais, além do reforço na limpeza das composições. Na infraestrutura, os serviços em destaque foram as inspeções de via, a revisão dos sistemas de energia, sinalização e de bilhetagem. Já nas estações, as principais medidas adotadas foram a instalação de estruturas para o controle de grande fluxo de passageiros, além do reforço na comunicação operacional e na limpeza em geral.
Durante a operação 24h, foram destacados mais de 1.660 colaboradores por dia, distribuídos nas áreas de atendimento ao cliente, segurança e operação, incluindo o efetivo do Centro de Controle Operacional.

 

Confira os principais números da operação carnaval do MetrôRio:

  • Oito dias de megaoperação e 180 horas de funcionamento ininterrupto do metrô;
  • 4 milhões de embarques de passageiros, incluindo o Desfile das Campeãs;
  • 888 mil pagamentos por aproximação;
  • A maior movimentação de passageiros ocorreu em 1º de março, com mais de 653 mil embarques em todo o sistema metroviário;
  • 5.748 viagens, totalizando mais de 1,1 milhão de quilômetros percorridos pelas composições, o equivalente a 29 voltas ao redor da Terra;
  • 1.660 colaboradores atuaram por dia, distribuídos nas áreas de atendimento ao cliente, segurança e operação, incluindo o efetivo do Centro de Controle Operacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *