20 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

MetrôRio recebe exposição ‘Um Rio de Autores’, com imagens de Machado de Assis, João do Rio e Lima Barreto

Mostra, em exibição na estação Uruguaiana/Centro, é uma parceria com o programa Rio Capital Mundial do Livro

 

 

O MetrôRio recebe a partir desta segunda-feira (20/10) a exposição “Um Rio de Autores”, que reúne imagens do Rio de Janeiro sob os olhares de Machado de Assis, João do Rio e Lima Barreto. A mostra, que é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e faz parte da programação Rio Capital Mundial do Livro, convida os clientes do sistema metroviário a percorrerem o Rio de Janeiro por meio da ótica dos três escritores. Cada um deles transformou a cidade em matéria literária, cenário simbólico e personagem viva.

 

 

Além de descrever ruas, praças e avenidas, Machado de Assis, João do Rio e Lima Barreto revelaram o espírito de uma cidade em constante transformação, com suas contradições, dores e encantos. Em um mosaico complexo, a mostra apresenta a cidade das sutilezas machadianas, dos espetáculos de João do Rio e das denúncias de Lima Barreto. O objetivo é percorrer esse Rio múltiplo, onde literatura e vida urbana se entrelaçam, e refletir sobre como a escrita constrói, preserva e reinventa a memória de uma cidade que sempre foi, ao mesmo tempo, real e imaginada.

 

 

As imagens e referências foram cuidadosamente selecionadas no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, instituição que guarda e preserva a memória histórica da cidade, permitindo que essas vozes literárias reencontrem, nos vestígios do passado, a vitalidade da cidade que as inspirou e continua a inspirar os cariocas.

 

 

A exposição “Um Rio de Autores” pode ser vista até o dia 20 de novembro na estação Uruguaiana/Centro, no corredor do acesso D; de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.

 

 

Serviço 

 

Exposição “Um Rio de Autores” no MetrôRio 

 

Local: estação Uruguaiana/Centro, corredor do acesso D

 

Data: até o dia 20/11

 

Horário: de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *