21 de setembro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Estado

MetrôRio conquista Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

Certificação atesta alto nível de qualidade e transparência nos dados sobre emissão de gases de efeito estufa e está alinhada aos desafios climáticos globais

 

 

O MetrôRio recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. O reconhecimento é o mais alto nível de qualificação concedido pelo programa, sendo destinado às empresas que atendem a todos os critérios de transparência na divulgação de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). O selo atesta que o inventário apresentado pelo MetrôRio é completo, abrange todos os escopos obrigatórios pelo programa e passou por verificação externa realizada por organismos independentes.

 

 

“Essa conquista representa um avanço importante na luta contra as mudanças climáticas. O reconhecimento inédito é resultado do trabalho contínuo da área de Meio Ambiente e das demais equipes da concessionária e reforça que as práticas adotadas estão alinhadas aos desafios globais”, afirma o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.

 

 

O Programa Brasileiro GHG Protocol é uma das principais ferramentas no Brasil para quantificar e gerenciar emissões de GEE, promovendo padrões internacionais de qualidade na contabilização e publicação dos inventários. A participação da concessionária na iniciativa reafirma seu o compromisso com a sustentabilidade e a transparência ambiental.

 

 

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro: metrô é um aliado do meio ambiente

 

Entre os dias 18 e 25 de setembro, celebra-se a Semana da Mobilidade, com destaque para o Dia Mundial Sem Carro (22/09). O período é dedicado à conscientização sobre a importância da mobilidade urbana sustentável, e uma das ações do MetrôRio é a calculadora de CO2e (Dióxido de carbono equivalente), disponível no site da concessionária: Link.

 

 

Na consulta à ferramenta gratuita, os passageiros do sistema metroviário carioca, que é movido a energia elétrica limpa e renovável, podem saber as emissões correspondentes a cada percurso feito de metrô e ainda comparar o uso com ônibus e automóvel, considerando as mesmas distâncias percorridas no trajeto entre as estações de embarque e desembarque.

 

 

A calculadora, que é resultado de uma parceria com a WayCarbon, empresa global especializada em soluções com foco em sustentabilidade e mudança do clima, aponta que o transporte sobre trilhos é menos poluente que carros e ônibus, contribuindo para a redução da emissão de CO2e. Para ter uma ideia, uma composição do metrô, por exemplo, é capaz de comportar 1.800 clientes, retirando das ruas cerca de 900 carros (com duas pessoas). A emissão de CO2e por passageiro/quilômetro é 41 vezes menor do que a dos automóveis. Os cálculos são feitos utilizando fatores de emissão disponibilizados pelo Programa Brasileiro GHG Protocol.

 

 

Em 2024, a escolha pelo metrô do Rio por 184 milhões de passageiros evitou a emissão de cerca de 100 mil toneladas de CO2e na atmosfera. Esse resultado é um dos destaques do Relatório ESG do MetrôRio deste ano.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *