19 de novembro de 2025
Baixada FluminenseMesquitaNotíciasNotícias 24hs

Mesquita: Escola Ernesto Che Guevara recebe simulado do projeto Escolas Seguras, Alunos Resilientes

Iniciativa da Defesa Civil promove cultura de prevenção e preparação para emergências entre alunos e profissionais da rede municipal

A Escola Municipal Ernesto Che Guevara, no bairro Chatuba, foi a unidade contemplada na 22ª edição do projeto Escolas Seguras, Alunos Resilientes, desenvolvido pela Defesa Civil de Mesquita. A atividade principal aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de novembro, com a realização do simulado de evacuação escolar, marcando o encerramento de uma semana de ações voltadas à conscientização e à preparação para situações de emergência.

 

Durante a semana, os alunos e profissionais da escola participaram de atividades práticas sobre noções básicas de defesa civil, desastres ambientais, cuidados com o meio ambiente, primeiros socorros e combate a incêndio. Na véspera do simulado, todas as turmas passaram por um treinamento preparatório, garantindo que a evacuação fosse realizada com organização e segurança.

 

No turno da manhã, o tempo de evacuação foi de 3 minutos e 37 segundos. O turno da tarde foi bem mais rápido: 1 minuto e 26 segundos. A ação contou com o acompanhamento do diretor geral da escola, Haroldo Dias Cerqueira, e das assistentes escolares Ana Lúcia e Ana Cristina, que destacaram o comprometimento de toda a comunidade escolar com o exercício, totalizando 687 alunos e 40 profissionais.

 

Segundo o diretor de Acompanhamento de Projetos da Defesa Civil, Marlon Araújo, a prática aumenta a resiliência da comunidade escolar diante de possíveis desastres. “Fortalecemos a cultura de prevenção e ampliamos a percepção de riscos nas escolas. Para isso, promovemos palestras, oficinas educativas e o nosso simulado de desocupação total do prédio escolar”, explica.

 

O planejamento das ações do projeto Escolas Seguras, Alunos Resilientes é feito no início de cada ano, em conjunto com a equipe de Projetos da Secretaria Municipal de Educação. Esse trabalho integrado permite definir com antecedência quais unidades serão atendidas, garantindo mais eficácia e preparação da rede municipal para lidar com emergências de forma organizada e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *