2 de fevereiro de 2026
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Mesquita anuncia circuito inicial de inaugurações 

 

Primeira quinzena de fevereiro deve contar com as entregas oficiais de espaços novos e reformados para a Educação, Esporte e Meio Ambiente do município

 

Fevereiro promete celebrações em Mesquita. Os primeiros dias do mês serão marcados pelo início de um cronograma de inaugurações de alguns espaços públicos. A primeira estreia está marcada para o próximo dia 3, terça-feira, quando será comemorada a reforma do Galpão de Coleta Seletiva Chico Mendes, em Rocha Sobrinho. Além desse, mais outros três espaços devem ser inaugurados na primeira quinzena do mês: os novos prédios das escolas municipais de educação infantil Hélio Mendes do Amaral, em Santa Terezinha, e Professora Maria Cândida Poubel, na Chatuba, no dia 5, e o Complexo Esportivo do Potiguar, na Coreia, no dia 7.

 

As cerimônias de inauguração serão fundamentalmente voltadas à celebração do sucesso dos espaços, visto que alguns deles já encontram-se operando regularmente. O Galpão Chico Mendes, por exemplo, permanece funcionando no mesmo endereço: na Avenida Coelho da Rocha 2500, em Rocha Sobrinho. Contudo, sua estrutura foi submetida a uma série de reformas que revitalizaram o espaço, resultando em um ambiente mais equipado e confortável. Também houve a aquisição de maquinários para complementar a reestruturação. Entre os equipamentos adquiridos, encontram-se: prensa, balança, esteira de triagem, novos uniformes, equipamentos de proteção para os catadores, entre outros.

 

Marceli Soares, coordenadora da Coleta Seletiva Solidária, explica como as melhorias atuam a favor dos trabalhadores do Galpão, do atendimento da coleta e, consequentemente, do meio ambiente. “Com a nova estrutura nos galpões, podemos realizar mais cadastros de residências atendidas pelo programa municipal de Coleta Seletiva Solidária, aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis, melhorar nossa pontuação no ICMS Ecológico e promover um ambiente mais sustentável através da reciclagem eficiente”, explica.

 

O progresso também é observado em cada corredor e sala da Escola Municipal de Educação Infantil Hélio Mendes do Amaral, que será inaugurada no dia 5, quinta-feira. Localizada na Rua Alpinos 120, em Santa Terezinha, a unidade apresenta, após a demolição e reconstrução, um espaço maior do que o da antiga sede, além de ambientes mais modernos e totalmente adequados às atividades da Educação Infantil, proporcionando mais conforto à comunidade escolar.

 

A instalação tem capacidade para atender 95 crianças em horário integral, contemplando turmas do Berçário I ao Infantil III. Para isso, conta com seis salas de aula climatizadas, sala de recursos multifuncional, fraldário, lactário, cozinha, refeitório, bloco administrativo e solário – espaço dedicado à realização de atividades ao ar livre e à luz do sol.  “Essa nova sede nasce com o intuito de aprimorar a infraestrutura de uma unidade escolar já existente, visando oferecer espaços com mais acolhimento, segurança e tecnologia, dignos dos nossos estudantes”, explica Monique Rosa, subsecretária municipal de Educação.

 

O discurso também se aplica à nova Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Cândida Poubel, cuja infraestrutura segue os moldes da Hélio Mendes do Amaral. O prédio possui capacidade para atender cerca de 300 estudantes em horário parcial e mantém o padrão verticalizado composto por dois pavimentos ligados por rampa, onde distribuem-se seis salas de aula climatizadas, setores administrativos, refeitório, almoxarifado, sala de atendimento especializado, sala dos professores, solário e outros ambientes. A unidade, agora localizada na Rua Doutor Godoy 685, na Chatuba, também será inaugurada na quinta-feira, dia 5, para o seu primeiro ano letivo em funcionamento.

 

Já o Complexo Esportivo do Potiguar fica situado na Rua Minas Gerais s/nº, na Coreia, e tem como data marcada para sua inauguração o dia 7 de fevereiro, sábado. O terreno, que antes se resumia a um campo de futebol, foi transformado em um conglomerado esportivo com campo de grama sintética, quadra poliesportiva, estacionamento, praça, playground, quadra de areia, prédio administrativo, salas de aula, copa, almoxarifado vestiários e um terraço panorâmico. Nesses ambientes, já acontecem aulas de futebol, vôlei, futevôlei, balé, xadrez, dança do ventre, diferentes modalidades de luta e outras atividades abertas para a comunidade.

 

Nas palavras de Kleber Rodrigues, subsecretário de cultura, esporte, lazer e turismo de Mesquita, o Complexo do Potiguar representa um marco para o acesso ao esporte e lazer na cidade. “Ter à disposição um bom espaço para prática de esportes e atividade física no geral, de maneira gratuita, vai além do acesso ao lazer: se trata de qualidade de vida para o mesquitense e do exercício da cidadania”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *