17 de janeiro de 2026
Baixada FluminenseDESTAQUEMesquitaMunicípiosNotícias

Mesquita adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Ingresso no SISAN garante acesso a editais em busca de recursos federais e fortalece ações como o Banco de Alimentos e o Programa de Aquisição de Alimentos no município

A Prefeitura de Mesquita formalizou a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), política pública federal voltada à garantia do direito humano à alimentação adequada. A medida representa um avanço importante para a segurança alimentar na cidade, permitindo o acesso a novos editais e recursos do Governo Federal destinados ao fortalecimento de programas e ações no setor, e foi publicada no Diário Oficial da União no primeiro dia útil de 2026, 2 de janeiro.

De acordo com o coordenador municipal de Segurança Alimentar, Lucas Gomes Correia, a adesão ao SISAN foi fundamental para garantir a continuidade e a ampliação das políticas públicas já desenvolvidas em Mesquita. “Isso representa muito para Mesquita, porque nos torna aptos a acessar editais federais e garantir novos recursos para a segurança alimentar”, explica.

Atualmente, o município atua com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que abastece 28 instituições e três abrigos com alimentos destinados à população em situação de vulnerabilidade social. Com o encerramento do último ciclo de recursos do PAA ao final de 2025, a entrada no sistema nacional se tornou essencial para viabilizar novos investimentos.

Entre 2023 e 2025, Mesquita ampliou de forma significativa a distribuição de alimentos por meio do PAA, fortalecendo o atendimento às instituições cadastradas e, assim, às famílias assistidas. Essa iniciativa é essencial para garantir o acesso da população em situação de vulnerabilidade a alimentos de qualidade e alto valor nutricional, contribuindo de maneira cuidadosa para a promoção da segurança alimentar, a redução da insegurança alimentar e o fortalecimento do cuidado social no município, ao mesmo tempo em que valoriza a agricultura familiar e assegura o direito humano à alimentação adequada”, analisa Marcela Maciel, nutricionista e responsável técnica pela execução do PAA no município de Mesquita.

Para a subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel, o ingresso no sistema nacional reforça a estrutura já existente no município e amplia as possibilidades de atendimento à população. “A segurança alimentar é uma política transversal e estratégica. Estar no SISAN fortalece o trabalho que já realizamos por meio do Banco de Alimentos e garante melhores condições para ampliar o alcance dessas ações, especialmente para quem mais precisa”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *