Meriti + Verde promove debate sobre futuro sustentável da cidade
Na quinta-feira (02-10), São João de Meriti recebeu o evento Meriti + Verde, organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, em parceria com o ONU-Habitat e apoio do Ministério das Cidades. O encontro reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para debater soluções que garantam um futuro mais sustentável.
A programação contou com palestras e painéis sobre meio ambiente, habitação, urbanismo e resiliência urbana, temas centrais para o desenvolvimento da cidade, e teve ainda a presença de alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio. O evento, transmitido ao vivo no canal oficial do Circuito Urbano no YouTube, marcou a participação de Meriti na iniciativa global promovida pelo ONU-Habitat, que discute os desafios urbanos, em sintonia com a agenda climática e a preparação para a COP30.
O secretário municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, destacou a importância do evento. “O futuro de Meriti está conectado à adaptação às mudanças climáticas. Integrar a questão ambiental em todas as políticas públicas é essencial para construir uma cidade mais sustentável e resiliente, pois somente assim enfrentaremos os desafios com organização e planejamento”, pontuou Antonio Marcos.
A vice-prefeita de Meriti, Dra. Letícia Costa reafirmou o compromisso da gestão com políticas inovadoras. “Estamos empenhados em transformar os desafios de Meriti em oportunidades para melhorar a realidade. Não vamos desistir da missão de construir uma cidade mais verde, menos cinza, com mais qualidade de vida”, finalizou Dra. Letícia.
O secretário municipal de Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública, Leonardo Vieira, enfatizou a efetividade das ações na cidade. “Temos o projeto de arborização, que irá plantar 10 mil árvores até 2028, e visa reverter o cenário em Meriti, uma das cidades mais quentes do estado. Além disso, estamos mapeando territórios para regularizar as moradias, promovendo um crescimento ordenado e sustentável”, concluiu Leonardo.
Mudanças climáticas globais e impactos locais
A coordenadora de programa do ONU-Habitat, Vivian Dal’Lin, reforçou a relevância da articulação com municípios. “O diálogo é fundamental para enfrentar os desafios urbanos e climáticos, assim como o planejamento urbano para tornar as cidades mais resilientes. O custo da inação é muito mais alto do que o investimento com soluções. As mudanças climáticas são globais, mas seus impactos são vividos de forma local”, frisou Vivian.
Uma das palestrantes, a coordenadora de Cidades Resilientes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Aline Freitas, ressaltou o trabalho em parceria. “É fundamental discutir as questões climáticas diante de uma realidade em que os riscos e desastres têm aumentado gradativamente. Meriti vem se destacando pelas ações e capacitações técnicas, e nossa expectativa é contribuir ainda mais para fortalecer a resiliência e a adaptação climática no município”, completou Aline.
Estiveram presentes também os secretários municipais Tião Pinheiro (Cultura e Turismo) e Raphael Campos (Planejamento e Inovação), além de representantes das secretarias municipais de Educação e Atenção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência.