13 de fevereiro de 2026
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Meriti participa de plano intermunicipal pela defesa dos animais

Ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Prefeitura da cidade do Rio em parceria com outras representações do Poder Executivo 

Foi realizada na quinta-feira (12/02), na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, uma Audiência Pública que reuniu secretários e subsecretários, de outros municípios do Estado, para discutir ações de proteção e coibir os maus-tratos aos animais. 

O encontro – chamado de Atuação Intermunicipal pela Defesa dos Animais e conduzido pela Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) – aconteceu num momento oportuno depois da repercussão nacional do caso do cão Orelha, agredido e morto, no início de janeiro em Florianópolis (SC). A proposta foi debater o que cada município já faz em relação ao tema e traçar prevenções futuras contra o abandono e o zelo com o bem-estar e segurança dos animais, consolidando experiências e políticas públicas integradas com a sociedade civil. 

Representando a Prefeitura de São João de Meriti, a subsecretária de Bem-Estar Animal, Keila Moraes, mencionou os trabalhos já concluídos e reforçou como o município poderá se destacar no cuidado com os animais, evitando que muitos ‘Orelhas’ ainda sofram maus-tratos.

“São João já fez em 2025 mais de mil castrações. Temos campanhas de vacinação frequentes e há uma ideia de criar um Consórcio Intermunicipal de Saúde Animal da Baixada Fluminense (CISABF). Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet já está sendo discutida para o próximo semestre”, apresentou Keila, que ainda completou projetos para atendimento veterinário gratuito e Educação Animal nas escolas das redes municipais, com o Projeto Protetor Mirim.