Meriti inicia plantio de 10 mil árvores no maior programa de arborização da cidade
A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, deu início na terça-feira (26-8) ao maior programa de arborização da história da cidade. O plantio inaugural de ipês-rosa aconteceu na Avenida Mendes de Oliveira, no bairro Grande Rio, e contou com a presença do prefeito Léo Vieira, do secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos, do secretário municipal de Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública, Leonardo Vieira, além de moradores do bairro.
A ação integra o Plano Municipal de Arborização Urbana, assinado em 10 de junho, que prevê a plantação de 10 mil árvores em diferentes bairros de Meriti. Os primeiros bairros contemplados serão: Grande Rio, Éden, Centro, Engenheiro Belford e São Mateus. O objetivo do projeto é combater as mudanças climáticas, melhorar a qualidade do ar, minimizar as ilhas de calor e devolver o verde às ruas da cidade.
O prefeito Léo Vieira pontuou sobre a importância do programa. “Não queremos uma cidade cinza, queremos uma cidade verde! Plantar árvores é investir na qualidade de vida da população, em um futuro mais saudável e em uma cidade bonita e sustentável. Iniciamos mais um programa histórico em São João de Meriti”, afirmou Léo Vieira.
O secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, destacou que a arborização vai além do embelezamento urbano. “Esse programa é uma resposta concreta às ilhas de calor da cidade. Ao plantar árvores, estamos combatendo as altas temperaturas, criando sombra, melhorando o clima e garantindo bem-estar para a nossa população. Plantamos árvores semi adultas que logo farão a diferença no clima”, ressaltou Antonio Marcos, ao lado do subsecretário municipal de Parque, Jardins e Paisagismo, Adriano Franco.
O secretário municipal de Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública, Leonardo Vieira, enfatizou o trabalho de resiliência climática. “Esse programa de arborização planejada é fundamental para garantir um conforto ambiental e reduzir a temperatura nas ruas. Cada árvore plantada é um passo para tornar nossa cidade mais acolhedora e sustentável”, frisou Leonardo.
Moradoras antigas do bairro Grande Rio, Estela Couto e Regina Pereira, celebraram a novidade e acompanharam o plantio. “Árvore é vida! Tenho certeza de que nossa rua vai ficar linda e o clima muito mais agradável para todos nós”, disse Estela. “Moro aqui há mais de 50 anos, isso é um presente para nós e agradeço em nome dos moradores. Com mais árvores, teremos ar mais limpo, sombra e uma cidade mais acolhedora”, acrescentou Regina.