‘Mentor das Barricadas’ é preso em nova fase da Operação Contenção
Ação mirou ferros-velhos que forneciam materiais para a construção de bloqueios em comunidades dominadas pelo Comando Vermelho
Em nova fase da Operação Contenção, Cosme Rogério Ferreira Dias, o “Mentor das Barricadas”, foi preso, na manhã desta terça-feira (18). Ele era o responsável por financiar e disponibilizar os materiais para a construção das barricadas de comunidades da Zona Norte, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Até o momento, 16 pessoas foram presas.
“Essa fase da Operação Contenção representa um golpe direto na espinha estrutural e econômica do Comando Vermelho, visando asfixiar financeiramente a facção e restringir sua capacidade de domínio territorial”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 217 milhões em bens e valores e a interdição de oito ferros-velhos. De acordo com as investigações, parte dos recursos para erguer e manter as barricadas vem da receptação e comercialização de cobre e outros metais furtados.
Ferros-velhos ligados ao tráfico de drogas funcionavam como núcleos de lavagem de dinheiro e de apoio operacional. Segundo a Polícia Civil, eles eram fundamentais para financiar a instalação e reconstrução de barricadas, custear as atividades de vigilância armada e manutenção de pontos de venda de drogas, e fortalecer o controle territorial nas comunidades.
Principal alvo da operação, Cosme se apresentava como empresário do ramo da reciclagem. Ele é dono de um ferro-velho legalizado, mas fazia serviços para o Comando Vermelho. As investigações revelaram que ele financiava a organização criminosa, lavando dinheiro vindo da receptação de cobre, fornecia materiais para construção e reforço de barricadas e atuava como elo entre os ferros-velhos e o tráfico.
Os investigados movimentaram mais de R$ 217 milhões, o que, de acordo com a polícia, é incompatível com as atividades declaradas. Devido a isto, foi ordenado o bloqueio integral de valores e ativos financeiros vinculados à facção e seus operadores, além do sequestro de imóveis de luxo no Recreio dos Bandeirantes e de veículos de alto padrão.
As barricadas colocadas por criminosos nas comunidades são um dos principais alvos das polícias. Nesta segunda-feira (17), o Governo do Estado anunciou a Operação Barricada Zero, uma parceria com as prefeituras da Região Metropolitana do Rio para a retirada dos bloqueios das comunidades.
A primeira etapa da força-tarefa acontecerá em 12 cidades: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Queimados, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Maricá.

