Megaevento provocará mudanças no trânsito da Barra no fim de semana; saiba onde haverá interdições
O trânsito da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, terá interdições, neste final de semana, para comportar a circulação do público do evento Garota Vip, que acontecerá no Parque Olímpico. Com objetivo de minimizar os impactos no tráfego e na rotina dos moradores da região, a prefeitura montou um esquema especial de logística para o evento, comandado por Wesley Safadão e com shows de Léo Santana, Jorge e Mateus, Mumuzinho e Murilo Huff. O BRT terá serviços especiais e o MetrôRio terá seu horário estendido na estação Jardim Oceânico.
As interdições em vias da região ocorrerão, das 14h de sábado (19) até as 3h de domingo (20), nos seguintes pontos:
- Avenida Embaixador Abelardo Bueno, no trecho compreendido entre a Estrada Pedro Corrêa e Avenida Salvador Allende;
- Avenida Salvador Allende, pista lateral, sentido Estrada dos Bandeirantes, entre a agulha da pista lateral para a pista central, na altura da Rua Pedro Calmon até a agulha da pista central para a pista lateral, próximo à Estação Morro do Outeiro do BRT;
- Rua Aroazes;
- Avenida Jaime Poggi;
- Rua Francisco de Paula, no trecho compreendido entre a Avenida Embaixador Abelardo Bueno e a Avenida Jaime Poggi;
- Rua Jorge Faraj.
Alternativas para os motoristas
Os veículos que normalmente trafegam pela Avenida Embaixador Abelardo Bueno deverão utilizar as seguintes rotas alternativas, de acordo com a prefeitura:
- Entre Recreio e Jacarepaguá: Avenida Lucio Costa, Avenida das Américas e Avenida Ayrton Senna
- Veículos provenientes do Centro, via Linha Amarela: utilizar Avenida Ayrton Senna, Avenida das Américas e Avenida Benvindo de Novaes
- Entre Barra e Recreio: motoristas que optarem pela Transolímpica devem seguir depois pela Avenida Salvador Allende. Os que estiverem na Avenida Embaixador Abelardo Bueno poderão seguir pela Estrada Arroio Pavuna, pela Estrada dos Bandeirantes e acessar a Transolímpica utilizando a Estrada Calmete.
Para quem vai ao evento
A prefeitura orienta que o público não vá de carro, uma vez que o trânsito no entorno estará impedido e não haverá área para estacionamento. Ao todo, quase 600 agentes públicos estarão trabalhando nas imediações do Parque Olímpico na orientação do trânsito e na fiscalização ao estacionamento proibido, entre outras irregularidades, além da limpeza da área.
O BRT será o principal meio de chegada ao evento, com esquema especial montado pela Mobi-Rio. Para não prejudicar os usuários do sistema, as linhas regulares que circulam no sábado serão mantidas, com funcionamento normal. A operação especial do BRT começará às 11h do sábado e tem previsão de término às 4h de domingo.
Os serviços especiais da Mobi-Rio sairão de três pontos em direção ao evento, a partir das 11h: Terminal Jardim Oceânico (até o Terminal Centro Olímpico), Terminal Alvorada (até o Terminal Centro Olímpico) e Terminal Paulo da Portela (que passará nas estações Praça Seca, Taquara e Tanque e fará parada no Morro do Outeiro).
Para ida e volta do evento, o passageiro deverá ter o Jaé ou o Riocard recarregado com R$ 17,86. Na entrada do evento, o passageiro vai validar o bilhete de volta e receber uma pulseira que garante o retorno nos serviços que sairão do Terminal Centro Olímpico (para o Jardim Oceânico e Terminal Alvorada) e da estação Morro do Outeiro (para o Terminal Paulo da Portela, em Madureira, com parada nas estações Tanque, Taquara e Praça Seca).