Maricá salta para a 3ª colocação no ranking estadual de potencial da economia criativa das cidades
A Prefeitura de Maricá recebeu exemplares do Relatório do Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), criado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para medir o potencial das economias criativas nos territórios brasileiros. Segundo o estudo, Maricá alcançou 0,60 no índice, ocupando a 3ª colocação no estado do Rio de Janeiro, atrás apenas de Niterói (0,71) e da capital, Rio de Janeiro (0,64).
Realizado pela segunda vez, o levantamento evidencia o fortalecimento educacional, institucional e cultural de Maricá, consolidando o perfil do município como um território de inovação e criatividade. Com desempenho superior à média estadual (0,52) e à média nacional (0,56), Maricá apresentou crescimento expressivo desde a primeira edição da pesquisa, que utilizou dados de 2019 e colocou o município na 60ª posição.
“O resultado desta pesquisa reflete um trabalho sério que a equipe do governo vem realizando, em especial nosso planejamento cultural, que vem sendo implementado numa via de fomento e de investimentos nos nossos equipamentos culturais. Pensar a cidade através da economia criativa é o caminho mais rápido para o desenvolvimento. Queremos ser o primeiro lugar no estado em breve”, afirmou o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin.
Entenda o desempenho
Comparações